Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Comitê Científico

amb_pt.jpg  
 

O Comitê Científico tem a missão de identificar os pontos principais e de maior impacto entre os conhecimentos existentes sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância, sintetizar assuntos que têm maior potencial para serem aplicados nas políticas e nas práticas, e promover uma agenda nacional de pesquisas que atenda às áreas pouco ou nada exploradas.

O grupo foi criado por meio da união de destacados acadêmicos brasileiros na forma de um Comitê Científico interdisciplinar que orienta a síntese e a tradução do conhecimento científico sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

O material produzido é reunido em publicações que são disponibilizadas para toda a sociedade. Em 2016 serão publicados dois volumes.

NOSSO DESAFIO

O Comitê Científico tem como principal desafio identificar os pontos de maior impacto entre todo o conhecimento científico existente, e levar este conhecimento para a sociedade por meio da publicação de artigos.

Publicações

MEMBROS DO COMITÊ

É composto por especialistas de diversas áreas do conhecimento, que buscam construir consensos sobre os aspectos mais importantes do Desenvolvimento na Primeira Infância.

cientistas

 
ALICIA MATIJAEVICH MANITTO

Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 
ANNA MARIA CHIESA

Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo (USP).

 
ANTONIO JOSE LEDO ALVES DA CUNHA

Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 
BACY FLEITLICH-BILYK, PhD

Pesquisadora de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 
CHARLES KIRSCHBAUM
Professor Assistente de Administração do Insper.​​
 
DANIEL DOS SANTOS

Professor Doutor de Economia da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

 
DARCi NEVES DOS SANTOS

Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 
DÉBORA FALLEIROS DE MELLO

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

 
FERNANDO MAZZILI LOUZADA

Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 
GUILHERME POLANCZYK

Professor Doutor de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 
LINO DE MACEDO

Professor Titular (aposentado) do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

 
MÁRCIA C. CASTRO

Professora Associada de Demografia do Departamento de Saúde Global e População na Escola T.H. Chan de Saúde Pública da Universidade de Harvard (HSPH).

 
MARIA BEATRIZ MARTINS LINHARES

Professora Associada do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

 
MARIA MALTA CAMPOS

Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC).

 
MARIA THEREZA DE SOUZA

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

 
NAeRCIO AQUINO MENEZES FILHO

Professor Titular da Cátedra IFB do Insper.

 
RICARDO PAES DE BARROS

Economista Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor no Insper​.

 
ROGERIO LERNER

Professor Associado do Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

 
VLADIMIR PONCZEK

Professor Adjunto da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 
 

MEMBROS ASSOCIADOS

 
JULIANA ANTOLA PORTO

Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 
BEATRIZ ABUCHAIM

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC).

 
JOANA SIMÕES DE M. COSTA

Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
​​​​ ​​​​​​​​​​​​