]
  1. Home
  2. O Que Fazemos
  3. Avaliação
  4. Núcleo Ciência Pela Infância

Ser uma ponte sólida entre o que é produzido pela comunidade científica e a sociedade. Esse é o nosso principal desafio.
Várias organizações reunidas para aproximar pesquisa, prática e políticas públicas relativas à primeira infância. Assim é o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI).

Renovado a cada triênio, o Núcleo coloca em prática ações para tornar o conhecimento científico acessível à sociedade, para que sirva de subsídio para políticas e práticas que tratam dos primeiros anos de uma criança. A ideia é ajudar a fortalecer estratégias para promover o pleno desenvolvimento infantil e, consequentemente, a construção de um melhor cenário socioeconômico para o país.
 

Conheça as iniciativas do NCPI:


 
Todo ano, o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, apresenta conceitos e experiências práticas ligados a essa faixa etária, com exemplos em diferentes realidades nacionais e internacionais. No palco e na plateia, profissionais de variadas áreas do conhecimento, incluindo lideranças da esfera pública e privada.

Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento na Primeira Infância apresenta um raio-x das descobertas da ciência sobre a primeira infância para gestores públicos, do Legislativo, Executivo e também do terceiro setor. Munidos dessas ferramentas, eles se tornam mais conscientes da importância de se priorizar políticas e programas focados nos primeiros anos de vida.
 


O iLab Primeira Infância é um laboratório. Nele, são desenhadas, testadas e avaliadas soluções de alto impacto que transformem a vida de crianças em situação de vulnerabilidade e também de suas famílias. Nos "tubos de ensaio" desse laboratório, há sempre o conhecimento científico - é ele que serve de base para todas as estratégias e soluções.

O grupo de acadêmicos de diversas áreas que formam o Comitê Científico tem uma missão clara: sintetizar e compartilhar, de maneira objetiva, o conhecimento científico sobre o desenvolvimento da primeira infância. As publicações produzidas - sempre disponibilizadas para a sociedade - ajudam a influenciar políticas públicas e práticas no Brasil. Também auxiliam na tarefa de promover uma agenda nacional de pesquisas que atenda áreas pouco exploradas.

Parceiros do Projeto

Conteúdo Relacionado