Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Curso Internacional


O Curso Internacional tem o objetivo de engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um diálogo a respeito da ciência do desenvolvimento da primeira infância e sobre quão efetivos podem ser os gestores públicos na aplicação dessa ciência para a resolução de um dos mais complexos problemas sociais brasileiros.

Concebido a partir das últimas pesquisas das ciências biológicas, comportamentais e sociais, bem como sobre os temas relacionados ao desenvolvimento institucional e à liderança, o curso proporciona aos participantes a base de conhecimento e as ferramentas necessárias para projetar e implementar políticas públicas e programas sociais mais eficazes.
O curso culmina com Planos de Ação, criados pelos participantes, baseados na ciência e destinados a fortalecer as políticas e os programas de promoção do desenvolvimento na primeira infância.

Estrutura do curso
O Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância – Internacional tem cerca de quatro meses de duração, entre março e junho de 2016. Ele começa com um curso de liderança executiva na Universidade de Harvard, Cambridge, MA, EUA e termina com um workshop no Insper, em São Paulo. Durante todo o Programa são disponibilizados materiais para leitura, são realizados workshops, discussões de caso, palestras, encontros com a equipe e há tempo para conversas informais entre os participantes e o corpo docente.
 
Módulo 1
13 a 18 de março de 2016
Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts, EUA
 Uma semana de aula na Universidade de Harvard, nos EUA durante a qual os participantes têm acesso ao estado da arte da ciência do desenvolvimento da primeira infância; qualidade e inovação em programas voltados para o desenvolvimento infantil; modelos para ganho de escala; e estratégias e habilidades para a liderança pública.
 
Atividades à distância
Março a Junho de 2016
 Ocorre entre as duas etapas presenciais. Durante esse período, os participantes trabalham divididos em pequenos grupos para desenvolver e refinar Planos de Ação de promoção do desenvolvimento infantil. As atividades à distância são supervisionadas por uma equipe técnica de especialistas. Este Módulo é facilitado por ferramentas online de conferências e sessões regulares de supervisão para os grupos.
 
Módulo 2
15 a 17 de junho de 2016 (data exata a ser definida)
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, SP, Brasil
 Encontro de dois dias de duração no qual os participantes apresentam seus próprios Planos de Ação, bem como as estratégias de implementação dos mesmos, para análise e feedback do grupo. Esse módulo também apresenta estudos de caso de iniciativas brasileiras e conta com discussões sobre a criação de estratégias de longo prazo para construir uma agenda forte e propositiva para o desenvolvimento da primeira infância no Brasil.

A quem se destina
O Programa destina-se principalmente aos gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desenvolvimento, em qualquer uma das três esferas de governo; como também aos gestores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos e outros líderes do âmbito social.

A admissão é baseada na experiência do candidato, no grau de responsabilidade e em seu interesse no desenvolvimento da primeira infância. Gestores públicos são incentivados a propor a inscrição de dois a quatro colegas de trabalho. Foi constatado pelos participantes dos cursos anteriores que o trabalho em pequenos grupos pode levar a uma experiência mais significativa, facilitando o desenvolvimento e a implantação dos planos de ação.

AVISO: Dado o caráter intensivo do curso, é esperada a imersão completa dos participantes no currículo proposto e nas atividades diárias. Os candidatos ao curso devem considerar que o currículo do curso é bastante rigoroso, sendo que os alunos devem participar integralmente de todas as seções presenciais, bem como atingir as metas de trabalho propostas para as atividades à distância, entre o Módulo 1 e o Módulo 2.

Corpo docente
O curso é conduzido por um grupo misto de professores universitários internacionais e brasileiros devidamente reconhecidos nas ciências biológicas, comportamentais, sociais e humanas, e de liderança. O corpo docente do curso já contou, entre outros, com os seguintes professores:
•Jack P. Shonkoff, M.D. – Professor de Saúde Infantil na Harvard School of Public Health e na Harvard Graduate School of Education; Professor de Pediatria na Harvard Medical School and Children’s Hospital Boston; Diretor do Center on the Developing Child da Harvard University
•Charles Nelson III, Ph.D. – Professor de Pediatria e Neurociência na Harvard Medical School; Diretor de Pesquisa da cadeira Richard David Scott em Pesquisa Médica de Desenvolvimento da Pediatria no The Developmental Medicine Center; Diretor do Laboratories of Cognitive Neuroscience, Boston Children’s Hospital
•Jeffrey Lawrence – Consultor da Cambridge Leadership Associates
•Ricardo Paes de Barros, Ph.D. – Professor e Pesquisador do INSPER
 
Investimento
 
O valor a ser pago para participar do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância é de US$ 7.800 (sete mil e oitocentos dólares) por pessoa.

Essa taxa inclui:
• Tutoria
• Hospedagem (5 noites – Módulo 1 / 3 noites – Módulo 2)
• Materiais curriculares
• Maioria das refeições durante as duas etapas presenciais (os participantes terão duas noites livres durante o Módulo 1).
As passagens para participação nos módulos presenciais não estão incluídas neste valor.

Como se inscrever
Inscrições Encerradas.
 
Datas:
Módulo 1 – 13/03/2016 a 18/03/2016
Atividades à distância – março a abril de 2016
Módulo 2 – junho de 2016 (data a definir)
Investimento: US$7.800,00