Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Curso Internacional

Programa de Liderança Executiva nextprev

CURSO INTERNACIONAL: INSCRIÇÕES EM BREVE

 

O Curso Internacional do Programa de Liderança Executiva tem o objetivo de engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um diálogo a respeito da ciência do desenvolvimento da primeira infância e sobre quão efetivos podem ser os gestores públicos na aplicação dessa ciência para a resolução de um dos mais complexos problemas sociais brasileiros. 

Concebido a partir das últimas pesquisas das ciências biológicas, comportamentais e sociais, bem como sobre os temas relacionados ao desenvolvimento institucional e à liderança, o curso proporciona aos participantes a base de conhecimento e as ferramentas necessárias para projetar e implementar políticas públicas e programas sociais mais eficazes. 

O curso culmina com Planos de Ação, criados pelos participantes, baseados na ciência e destinados a fortalecer as políticas e os programas de promoção do desenvolvimento na primeira infância. 


Estrutura do curso 

Curso Internacional de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância tem cerca de quatro meses de duração. Ele começa com um módulo na Universidade de Harvard, Cambridge, MA, EUA e termina com um workshop no Insper, em São Paulo. Durante todo o programa são disponibilizados materiais para leitura, realizados workshops, discussões de caso, palestras, encontros com a equipe e tempo para conversas informais entre os participantes e o corpo docente. 

 

Módulo 1: 11 a 16 de março de 2018 

Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts, EUA 

Uma semana de aula na Universidade de Harvard, nos EUA durante a qual os participantes têm acesso ao estado da arte da ciência do desenvolvimento da Primeira Infância; qualidade e inovação em programas voltados para o desenvolvimento infantil; modelos para ganho de escala; e estratégias e habilidades para a liderança pública. 

 

Atividades à distância 

Ocorre entre as duas etapas presenciais. Durante esse período, os participantes estarão divididos em pequenos grupos trabalham para desenvolver e refinar Planos de Ação de promoção do desenvolvimento infantil. As atividades à distância são supervisionadas por uma equipe técnica de especialistas. Este módulo é facilitado por ferramentas online de conferências e sessões regulares de supervisão para os grupos. 

 

Módulo 2: Junho de 2018 (datas a confirmar) 

Insper, São Paulo, SP, Brasil 

Encontro de dois dias de duração no qual os participantes apresentam seus próprios Planos de Ação, bem como as estratégias de implementação dos mesmos, para análise e feedback do grupo. Esse módulo também apresenta estudos de caso de iniciativas brasileiras e conta com discussões sobre a criação de estratégias de longo prazo para construir uma agenda forte e propositiva para o desenvolvimento da Primeira Infância no Brasil. 

 
A quem se destina 

O Curso Internacional destina-se principalmente aos(as) gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desenvolvimento, em qualquer uma das três esferas de governo; como também aos gestores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos e outros líderes do âmbito social. 

A admissão é baseada na experiência do(a) candidato(a), no grau de responsabilidade e em seu interesse no desenvolvimento da Primeira Infância. Gestores públicos são incentivados a propor a inscrição de outros colegas de trabalho. Foi constatado pelos participantes dos cursos anteriores que o trabalho em pequenos grupos pode levar a uma experiência mais significativa, facilitando o desenvolvimento e a implantação dos planos de ação. 

AVISO: Dado o caráter intensivo do curso, é esperada a imersão completa dos participantes no currículo proposto e nas atividades diárias. Os candidatos ao curso devem considerar que o currículo do curso é bastante rigoroso, sendo que os alunos devem participar integralmente de todas as seções presenciais, bem como atingir as metas de trabalho propostas para as atividades à distância, entre o Módulo 1 e o Módulo 2. 

 

Corpo docente 

O curso é conduzido por um grupo misto de professores universitários internacionais e brasileiros devidamente reconhecidos nas ciências biológicas, comportamentais, sociais e humanas, e de liderança. O corpo docente do curso já contou, entre outros, com os seguintes professores: 

 

•Jack P. Shonkoff, M.D. – Professor de Saúde Infantil na Harvard School of Public Health e na Harvard Graduate School of Education; Professor de Pediatria na Harvard Medical School and Children’s Hospital Boston; Diretor do Center on the Developing Child da Harvard University 

•Charles Nelson III, Ph.D. – Professor de Pediatria e Neurociência na Harvard Medical School; Diretor de Pesquisa da cadeira Richard David Scott em Pesquisa Médica de Desenvolvimento da Pediatria no The Developmental Medicine Center; Diretor do Laboratories of Cognitive Neuroscience, Boston Children’s Hospital 

•Jeffrey Lawrence – Consultor da Cambridge Leadership Associates 

•Ricardo Paes de Barros, Ph.D. – Economista Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor no Insper 

Pia Brito – Diretora Global, Unidade de Desenvolvimento da Primeira Infância do UNICEF 

 
Para mais informações, mande um e-mail para programalideranca@ncpi.org.br​