Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Saving Brains

​​
​​​

A FMCSV firmou uma parceria com a Grand Challenges Canada, em 2013, por meio do “Programa SavingBrains”, cujo objetivo é ampliar o capital humano por meio de soluções inovadoras que protejam e estimulem o desenvolvimento no início da vida. Podem ser produtos, serviços ou modelos de intervenção acessíveis, economicamente, viáveis para a larga escala, sustentáveis e baseados nas evidências científicas.

O que se espera com a parceria é incentivar a formatação de soluções inovadoras para problemas que prejudicam o desenvolvimento da criança pequena (desnutrição, maus tratos, negligência, falta de acesso aos serviços básicos de atendimento, dentre outros).

O edital lançado em 2013, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, recebeu 106 inscrições, 23 delas vindas do Brasil. Dessas, três foram selecionadas e os contratos assinados pelas organizações em 2014. Os projetos receberão o aporte de até 250 mil dólares canadenses e 24 meses para desenvolver as atividades previstas.

Um segundo edital, lançado em 2014, recebeu 124 inscrições, 29 de projetos brasileiros. Dois deles receberão o apoio de até 250 mil dólares canadenses (1/3 oriundos do Grand Challenges Canadá e 2/3 da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) necessário à implementação, que iniciou em maio de 2015. Os projetos terão 18 meses para comprovar que a inovação traz benefícios ao desenvolvimento das crianças e é passível de ter ganho de escala.

Acesse o site do Programa "Saving Brains"​


Sobre o Grand Challenges Canada  

Grand Challenges Canada se dedica a apoiar Bold Ideas with Big Impact™ (ideias ousadas com grande impacto) para a saúde mundial. Financiado pelo Governo do Canadá por meio do Fundo de Inovação e Desenvolvimento, anunciado no Orçamento Federal de 2008, a instituição financia projetos inovadores em países de baixa e média renda e no Canadá. O Grand Challenges Canada trabalha com o International Development Research Centre (IDRC), do Canadian Institutes of Health Research (CIHR), e com outras fundações e organizações mundiais, para encontrar soluções sustentáveis e de longo prazo por meio de Inovação Integrada - ideias arrojadas que integram ciência, tecnologia, inovação social e empresarial. Grand Challenges Canada está baseado no Sandra Rotman Centre, em Toronto.

Acesse aqui o site do Grand Challenges Canadá​


​​​​​​​​​​​