Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Programa Primeiríssima Infância

O Primeiríssima Infância é o primeiro programa idealizado pela Fundação Maria Cecilia, após a adoção do novo foco de atuação. A fase inicial de implementação, realizada em 2009, se deu em parceria com cidades do estado de São Paulo (Botucatu, Itupeva, Penápolis, São Carlos, São José do Rio Pardo e Votuporanga). 
 
O programa tem quatro grandes objetivos:

  • Estimular e desenvolver governança local para construir políticas públicas integradas, que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil garantindo a institucionalização de uma prática sustentável e de qualidade

  • Qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social

  • Mobilizar e sensibilizar as comunidades locais para a importância da atenção à primeira infância

  • Avaliar, sistematizar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para a aplicação, em escala, por outros municípios. 
Em 2011, ele passou a atuar também na microrregião da Cidade Ademar, bairro na zona Sul da capital paulistana. 
As intervenções pensadas pelo Programa viabilizam a integração das três áreas de atendimento à primeira infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Para isso, é necessário investir em um Modelo de Mudança que contemple uma estrutura de governança, ou seja, a criação de um Comitê Gestor Municipal com a participação de representantes das áreas de atendimento à criança pequena, de ONGs, Universidades, grupos religiosos, dentre outros. Dessa forma, o plano de ação, as estratégias, metas e demais ações do Programa são amplamente discutidos, compartilhados e definidos com base em uma participação democrática e transparente.

O Programa pode ser adotado por qualquer cidade que queira fortalecer o desenvolvimento integral e integrado da primeira infância, a base social de municípios, estados e de todo o País. 

Confira mais informações sobre o programa aqui, e os resultados do Programa clicando aqui​.

​​