Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância

São Paulo pela Primeiríssima Infância  

O São Paulo pela Primeiríssima Infância é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Maria Cecilia, municípios paulistas e ONGs, para promover o desenvolvimento integral das crianças, do nascimento aos três anos. Entre os principais objetivos do Programa estão melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida.

Em setembro de 2015, a partir de uma ação integrada entre as Secretarias de Saúde, de Educação e do Desenvolvimento Social, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a expansão do Programa para outros 60 municípios. Até o início de 2016, em parceria com a Fundação Maria Cecilia, o programa estava presente em 41* municípios do estado.

Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI)

Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI)
 

O Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI) avalia a capacidade dos municípios do estado de São Paulo de promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de saúde e educação para a primeira infância. É desenvolvido pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade), em parceria conosco e com a Secretaria de Estado da Saúde.

O IPPI é composto por oito variáveis e permite identificar oportunidades de aperfeiçoar as políticas públicas ligadas à primeira i​​nfância e monitorar o impacto das ações desenvolvidas nos municípios que fazem parte do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Linha de cuidado da criança

Linha de cuidado da criança

Elaborado pelo Departamento de Pediatria da UNICAMP e pelo Instituto de Saúde (SES/SP), a Linha de Cuidado da Criança é composta por quatro cadernos com orientações técnicas sobre o atendimento, acompanhamento e percurso da criança pela Rede de Atenção à Saúde. São eles:

  • Caderno da Família
  • Manual de Neonatologia
  • Manual de Acompanhamento da Criança
  • Manual de orientações ao Gestor, aos Gerentes de Unidades de Saúde e aos Profissionais de Saúde dos Diversos Pontos de Atenção

Curso de especialização

O Curso de Especialização, realizado em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, é destinado a gestores municipais e a profissionais que desejam se aprofundar nos temas relacionados à primeira infância.

Conheça alguns dos assuntos estudados:

  • O desenvolvimento infantil e a responsabilidade social
  • Diagnósticos locais
  • Comunicação social e a promoção do Desenvolvimento infantil
  • Metodologia científica
  • Gestão de projetos

Onde o programa está presente

Álvares Florence
Américo de Campos
Apiaí
Barra do Chapéu
Cabreúva
Campo Limpo Paulista
Cardoso
Caraguatatuba
Cosmorama

Descalvado
Dourado
Floreal
Gastão Vidigal
General Salgado
Ibaté
Ilhabela
Itaoca
Itapirapuã Paulista
Itatiba

Itupeva
Jarinu
Jundiaí
Louveira
Macaubal
Magda
Monções
Morungaba
Nhandeara
Parisi
Pontes Gestal
Porto Ferreira
Ribeira
Ribeirão Bonito
Riolândia
São Carlos
São Sebastião
Sebastianópolis do Sul
Ubatuba 
Valentim Gentil
Várzea Paulista
Votuporanga
​​​
​​​​​​​​​​​​​​