]

  1. Home
  2. A Fundação


Quem Somos

Nossa razão de existir é desenvolver a criança para desenvolver a sociedade. Para tanto, elegemos quatro prioridades: mobilizar as lideranças públicas, sociais e privadas; sensibilizar a sociedade; fortalecer as funções dos pais e dos adultos responsáveis pelas crianças e melhorar a qualidade da educação infantil no nosso país.  

Acreditamos no poder de conectar pessoas e suas diferentes sabedorias. Para isso, contamos com parceiros capazes de ampliar a rede de ideias e projetos tanto quanto pudermos. Queremos ser perenes, deixar legados, transformar realidades e levar as nossas ideias para mais longe.  

Nosso objetivo é que juntos – pais, cuidadores, lideranças públicas, sociais e privadas, imprensa, pesquisadores e empreendedores – sejamos capazes de fazer com que a causa da primeira infância seja priorizada como ela precisa ser. Não amanhã, mas agora.
 



 

Nossos Valores


Amor à causa – primeira infância primeiro
Resultado – responsabilidade, transparência e integridade
Colaboração – integração e parcerias, baseadas em confiança
Pluralidade – respeito, inclusão e suprapartidarismo
Equilíbrio – excelência e inovação, compromisso e leveza
 





Nossa História

São mais de 50 anos de história. Um livro marcado por reflexões e renovações. As primeiras linhas dessa trajetória estavam ligadas a uma homenagem: a motivação do banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e de sua esposa, Maria Cecilia Souto Vidigal, que criaram a Fundação em memória da filha, Maria Cecilia, que morreu aos 13 anos, vítima de leucemia. Incentivar a pesquisa no campo da hematologia moveu a Fundação até 2001. Tudo começou com um laboratório em parceria com a Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e, por quase 40 anos, atuamos no fomento de pesquisas, tradução e disseminação de conhecimentos nesta área.

Então veio um novo capítulo dessa história, priorizando a escuta das novas demandas da sociedade. As necessidades haviam mudado e ajustamos o nosso foco. Desde 2007, abraçamos a causa da primeira infância. E nosso propósito passou a ser esse período tão importante, esse início de vida que vai do nascimento aos 6 anos. Sempre baseadas no conhecimento científico, novas páginas foram escritas. Nasceram muitos projetos que se transformaram em ações de impacto concretas, como o Marco Legal da Primeira Infância - uma lei que impulsiona a criação de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças pequenas.

Brotaram também parcerias que renderam simpósios internacionais, estudos com resultados comprovados, projetos com impactos reais e escaláveis, capacitação de lideranças e de membros da mídia, filmes que alcançaram novas audiências, programas que viraram política pública. 

Seguimos em busca de novas maneiras para valorizar, cada vez mais, a narrativa dos nossos protagonistas: as crianças pequenas. Queremos continuar espalhando a ideia de que semear o pleno desenvolvimento nessa fase é colher por toda a vida.



Linha do tempo




Conselhos & Comitês


Conselho de Curadores




Conselho Fiscal




Comitê de Investimentos




Comitê de Comunicação




Equipe


Relatório de Atividades

Em 2022, encaramos o contexto adverso do pós-pandemia, marcado pela insegurança alimentar, retrocessos na educação e saúde infantis e desperdício do talento de quatro a cada 10 meninas e meninos. Diante deste cenário, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal manteve seu propósito de garantir a todas as crianças brasileiras um desenvolvimento saudável e pleno em oportunidades. Para atingir nosso objetivo, reafirmamos nossa estratégia em dois pilares: alavancar políticas públicas e ativar a sociedade civil pela Primeira Infância. E colocamos toda a força de nossa equipe, governança e inúmeras parcerias a serviço dessa causa, confiantes naquilo que nos une: o amor e a potência das crianças brasileiras. No Relatório Anual 2022, você lerá sobre essa trajetória e atuação. Para a Fundação, a Primeira Infância vem sempre primeiro. Boa leitura!

Conheça os avanços de cada fase da Fundação por meio dos relatórios de anos anteriores:

Relatório Anual 2021
Relatório Anual 2020
Relatório Anual 2019
Relatório Anual 2018
Relatório Anual 2017
Relatório Anual 2016
Relatório Anual 2015
Relatório Anual 2014
Relatório Anual 2013
Relatório Anual 2012

Transparência

Desde o início das atividades, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal é auditada por empresa externa e independente. Durante todo esse período, os relatórios anuais foram aprovados pelos auditores sem ressalvas. As demonstrações contábeis, os relatórios e as respectivas notas explicativas estão disponíveis para consulta. A excelência da nossa governança proporciona clareza interna e visa a uma constante e progressiva melhoria da gestão operacional, que se traduz em resultados tangíveis.

Relatório de Auditoria 2023
Relatório de Auditoria 2022
Relatório de Auditoria 2021
Relatório de Auditoria 2020
Relatório de Auditoria 2019
Relatório de Auditoria 2018
Relatório de Auditoria 2017

Acordos de Cooperação Técnica

Código de Ética