O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Avaliação da Qualidade da Educação Infantil

Ficha Técnica

Data de publicação

07/02/2023

Avaliação da Qualidade da Educação Infantil

  • Educação infantil
As unidades de Educação Infantil são espaços de educação e cuidado, tendo como eixo curricular as interações e as brincadeiras. A partir disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) articulou 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento a serem garantidos para as crianças: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. E na prática? O quanto estes parâmetros e critérios de qualidade estão sendo implementados e chegam até as crianças no Brasil? O documento abaixo é um sumário executivo da "Avaliação da Qualidade da Educação Infantil", uma pesquisa inédita que avaliou mais de 3 mil turmas de creches e pré-escolas em 12 municípios brasileiros, contemplando todas as regiões do país. Os resultados aqui apresentados permitem recomendar alguns caminhos para avançar na oferta de uma educação infantil que contribua positivamente com o desenvolvimento pleno das crianças de 0 a 6 anos de idade. A pesquisa foi realizada em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo, e contou com apoio do Itaú Social e do Movimento Bem Maior. Para acessar o relatório final da avaliação, clique aqui.