]

  1. Home
  2. Eleições

Não dá para esperar mais quatro anos

 

De cada 10 crianças que moram no Brasil, 6 vivem na pobreza

A mortalidade infantil voltou a crescer, após 15 anos de queda ininterrupta. 

A  cobertura vacinal no país vem caindo, o que ameaça a erradicação de doenças como o sarampo e a poliomielite.

O problema da creche no Brasil vai além da falta de vagas: as crianças precisam de educação de qualidade. Creche ruim é prejudicial para o desenvolvimento infantil.

Esses são apenas alguns dos muitos fatos que mostram a urgência do tema e provam que a infância precisa ser tratada como prioridade sempre.

Nós, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, acreditamos que mudar a vida de uma criança é transformar o mundo. É construir, no hoje, a sociedade que queremos daqui para frente. E é exatamente por isso que abraçamos esta importante missão: impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. 

Para as eleições deste ano, trazemos luz ao que diz o Marco Legal da Primeira Infância, e propomos uma agenda positiva, capaz de unir esforços para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às crianças de zero a seis anos e às suas famílias, principalmente as mais vulneráveis. Nosso objetivo é abrir caminho para um futuro com mais perspectivas e um país com mais justiça social. É o Primeira Infância Primeiro.

Elaboramos também o guia Primeira Infância em Pauta  para estimular e qualificar a cobertura jornalística durante o processo eleitoral.  Reunimos informações importantes sobre saúde materno-infantil, assistência social, segurança, educação infantil, entre outros temas, e destacamos ideias que podem embasar perguntas para os candidatos em entrevistas, além de servir como ponto de partida para reportagens sobre políticas públicas voltadas às crianças de zero a seis anos.


As propostas dos candidatos

Destacamos trechos dos planos de governo dos principais candidatos à presidência que trazem propostas de políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos. No gráfico abaixo, passe o mouse para visualizar o contexto em que aparece cada item.


 




 

Outras iniciativas


Criança é Prioridade


Os candidatos e candidatas à presidência da República e governos estaduais foram convidados a assumir um compromisso público pelos direitos das crianças na primeira infância. Nosso objetivo é fazer com que esses direitos saiam do papel – e tornem-se realidade na vida das crianças e famílias brasileiras, por meio de políticas públicas integradas. Para atingirmos esse objetivo, a vontade política e o compromisso dos futuros governantes é fundamental. Essa é uma ação conjunta da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), apoiada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, pelo Instituto Alana e pela Fundação Bernard Van Leer. Saiba mais e participe dessa iniciativa:
 
Acesse o site oficial da campanha
Participe da campanha
Leia a carta compromisso
Confira os candidatos que assinaram

Educação Já!


Seja qual for o resultado das eleições deste ano, quem precisa vencer é a educação! Conheça, então, essa iniciativa liderada pelo Todos pela Educação, que reúne diversos especialistas, movimentos e instituições que estão trabalhando juntos para propor soluções e medidas urgentes para os próximos governos implementarem na área da educação. Afinal, quando a educação avança, a sociedade avança também. Porque sem educação de qualidade não há país mais seguro, saudável, com economia sustentável e com menos desigualdades sociais. Veja mais detalhes sobre essa ação e participe você também desse movimento:

Veja as propostas dos candidatos para a Educação
Primeira Infância: prioridade para todo o governo
Confira o documento na íntegra
Saiba como ajudar a campanha 




Conteúdo relacionado