]


  1. Home
  2. Participe
  3. Imprensa


Uma imprensa sensível ao tema da primeira infância é um motor para as transformações sociais que queremos. Nosso papel é ajudar essa engrenagem a girar, com informações e programas de formação que colaborem para a ampliação da qualidade e cobertura da temática da primeira infância em todas as suas instâncias. 

Fazemos isso com uma atuação coesa, que amplifica e fortalece comunicadores e redações que já atuam com a temática, além de potencializar iniciativas que trazem mais e novas vozes comprometidas com as infâncias. Essa atuação, que propicia maior sensibilização e conscientização da sociedade sobre os primeiros anos de vida, acontece em três frentes, que se complementam entre si: 
 
  1. Apoio financeiro a entidades de classe jornalística que fortalece o tema da primeira infância dentro das redações e na opinião pública; 
     
  2. Formação e capacitação em programas de fellowship que aliem produção de conhecimento em jornalismo e primeira infância à construção de uma rede qualificada de profissionais aptos a pautar essas temáticas; 
     
  3. Transferência direta de recursos a veículos, agências e coletivos periféricos que ampliem a cobertura e a compreensão de temas relevantes para as crianças pequenas destes territórios, bem como para o fomento a iniciativas que fortaleçam o ambiente da primeira infância nas regiões mais vulneráveis. 


Apoio institucional

Patrocínio à Associação de Jornalista de Educação (Jeduca), que auxilia e fortalece a cobertura dos temas educacionais na imprensa. Apoio institucional à plataforma Nexo Políticas Públicas, que reúne informações com formatos inovadores e acessíveis para públicos diversos, como tomadores de decisão, pesquisadores e sociedade em geral. 


Apoio e fomento ao jornalismo periférico

Apoio e fomento a redes independentes de veículos periféricos, negros, femininos e indígenas de diferentes regiões do país que promovam ações colaborativas para fortalecer a cobertura das pautas da primeira infância. 

Comprometidos com o enfrentamento de desigualdades e de violações dos direitos humanos, os veículos focam nos temas de educação infantil, cuidado e redes de acolhimento às crianças, além de questões relacionadas às dificuldades econômicas envolvendo mães e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. 

São eles:

  • Agência Mural de Jornalismo das Periferias - SP | agência de notícias feita pela e para as periferias com a missão de minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias. 

  • Agência Tatu de Jornalismo de Dados - AL | Veículo independente que produz material jornalístico relevante sobre o estado de Alagoas a partir da exploração e visualização de dados em múltiplos formatos, com a utilização de elementos como texto, vídeos e gráficos estáticos e interativos. 

  • Alma Preta - SP | Agência de jornalismo especializada na cobertura nacional temática racial no Brasil; 

  • Amazônia Real - AM | Agência de jornalismo independente e investigativo com foco na cobertura de pautas indígenas. 

  • Desenrola e Não me Enrola - SP | Veículo de comunicação independente e periférico dedicado a investigar as transformações sociais e a identidade cultural dos sujeitos e territórios periféricos nos bolsões populacionais das quatro regiões da cidade de São Paulo. 

  • Marco Zero Conteúdo - PE | Coletivo de jornalismo independente baseado na cidade de Recife; 

  • Nós, mulheres da periferia - SP | Redação de mulheres periféricas com olhar para temas importantes do Brasil e do mundo; 

  • Periferia em Movimento - SP | coletivo periférico de comunicação que acredita no jornalismo e na articulação como forma de gerar informação dos Extremos ao Centro para ampliar o direito à cidade e construir uma sociedade livre de racismo, machismo e LGBTQI+fobia. 


Programas de formação para jornalistas 

 
  • Dart Center for Journalism & Trauma: projeto em parceria com a Columbia Journalism School capacita jornalistas mundo afora para melhorarem a cobertura de assuntos relacionados ao desenvolvimento da primeira infância e de traumas na infância. O projeto foi criado para construir um quadro de jornalistas em todo o mundo que possuam conhecimento, motivação e as conexões para realizar reportagens profundas e sustentadas sobre tópicos da infância. Foi um sucesso: até aqui aproximadamente 125 jornalistas de todo o mundo foram formados em aulas com especialistas nas mais variadas interfaces relacionadas à primeira infância.
     
  • Énois: realização do curso Jornalismo e Território – formação sobre questões da primeira infância para jornalistas e comunicadores locais, produzido pela Énois, agência-laboratório jornalístico que trabalha para impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro. Esse programa impactou diretamente 120 comunicadores periféricos, de periferias de todas as regiões do Brasil, com 30 horas de formação e produção de conteúdo jornalístico.  
     
  • Lab Nexo de Jornalismo Digital: oficina virtual para treinar jovens jornalistas ou recém-formados em primeira infância e desigualdades. Promovida pelo Nexo, com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o compromisso da oficina é, sobretudo, desenvolver capacitação temática para fortalecer o campo jornalístico e, ao mesmo tempo, proporcionar aos leitores novos conteúdos sobre o tema selecionado e seus desdobramentos.  
     
  • Nós, Mulheres da Periferia: formação oferecida para jornalistas e comunicadores populares sobre os assuntos que influenciam a cobertura de primeira infância e eleições 2022: desenvolvimento integral, educação infantil, ambientes saudáveis e acolhedores para as crianças, pobreza e transferência de renda – e os princípios da boa cobertura desses temas, com compartilhamento de cases, exercícios práticos e mentoria. Sob gestão do Nós, Mulheres da Periferia, o curso Escolha Pelas Crianças oferece uma bolsa para cada participante produzir e publicar uma reportagem sobre primeira infância e as eleições 2022. Além disso, um material de apoio a coletivos e comunicadores periféricos é disponibilizado ao final do curso para os participantes. 




Parceiros na capacitação de jornalistas



Conteúdos selecionados para você