1. Home
  2. Biblioteca
  3. 11 anos de audiências públicas sobre a primeira infância

11 anos de audiências públicas sobre a primeira infância

Publicado em 01/01/2018

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material
Nos últimos anos, o Brasil avançou no que diz respeito ao acesso à educação infantil. Para se ter ideia, o atendimento de crianças de 0 a 3 anos nas creches passou de 16%, em 2005, para 34%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua para os anos de 2016 e 2017. Na pré-escola, o total de crianças matriculadas passou de 72% para 93% no período. Mas ainda há muito a se fazer em políticas públicas voltadas para a faixa etária que vai do nascimento aos 6 anos de idade.

Em 2017, a Semana de Valorização da Primeira Infância completou dez anos de existência e de realizações que visam impulsionar este quadro. Ao longo da última década, a iniciativa promovida pelo Senado Federal reuniu anualmente os melhores especialistas em educação, saúde e direitos humanos do Brasil e do mundo para mobilizar o poder público em torno dos primeiros anos de vida.

Esta publicação compila conteúdo discutido nessas audiências. São temas ricos para quem trabalha com a primeira infância, como potencialidades emocionais e intelectuais, estruturação de ambiente saudável para promover integralmente a saúde infantil, importância de desenvolver resiliência para encarar medos e momentos de estresse específicos ao desenvolvimento humano, capacidade de interação com outras pessoas e com o meio ambiente.

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material

Conteúdo Relacionado