O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Working Paper NCPI: O bairro e o desenvolvimento integral na primeira infância

Ficha Técnica

Data de publicação

14/09/2021

Working Paper NCPI: O bairro e o desenvolvimento integral na primeira infância

  • Políticas públicas
Working Paper publicado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) reúne evidências recentes a respeito da influência que o território exerce sobre o desenvolvimento infantil, além de apresentar práticas inovadoras de intervenção em espaços públicos, adotadas como políticas públicas no Brasil, mais especificamente nas cidades de São Paulo (SP), Recife (PE) e Boa Vista (RR).

No contexto da pandemia da Covid-19, a discussão apresentada no material torna-se ainda mais relevante. Afinal, durante o período de distanciamento social, as crianças e suas famílias permaneceram em casa e as saídas para atividades essenciais ocorreram, na maioria das vezes, apenas no seu entorno. O mundo das crianças – e também de muitos adultos – tornou-se limitado.

Explorar espaços de lazer que exijam o uso de transporte público, como um parque, por exemplo, deixou de ser uma boa opção. Ir ao shopping ou à casa de parentes em outros bairros, também. A escola, ambiente de aprendizado, de socialização e de nutrição, fechou as suas portas. Com isso, os espaços próximos à moradia da família tornaram-se o local, fora de casa, que é de fato vivido pela família.

Tudo isso torna ainda mais importante esta discussão, que partiu da investigação criteriosa de mais de dois mil documentos e agora é apresentada nesta publicação.

*Conteúdo publicado originalmente no site do NCPI