1. Home
  2. Biblioteca
  3. Conexões - A poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea

Conexões - A poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea

Publicado em 20/09/2017

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material
A arte possibilita a aproximação gradativa das crianças pequenas com diversas linguagens e estéticas, que trarão sentidos diferentes às aprendizagens que elas terão no decorrer da vida. Fazer arte com este público é tirar o foco do produto artístico final e concentrar esforços na exploração ativa de materiais e estímulos sensoriais.

Esse trabalho pode ser pensado sem o uso de insumos convencionais das artes plásticas muito utilizados na educação infantil, como tintas, papel, lápis etc. É o que propõe o Instituto Avisa Lá, nesta publicação feita em parceria com o Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (Impaes) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O livro traz o resultado de experiências promovidas em Centros de Educação Infantil (CEIs) de São Paulo (SP) e propõe uma abordagem mais poética do uso da arte na primeira infância, apoiada por cinco eixos: elementos naturais, corpo e movimentos, intervenções no espaço, narrativas, sentidos e sons.

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material

Conteúdo Relacionado