1. Home
  2. Biblioteca
  3. Desigualdades na garantia do direito à pré-escola

Desigualdades na garantia do direito à pré-escola

Publicado em 17/10/2022

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Qual o perfil socioeconômico das crianças que não têm o direito à pré-escola assegurado no Brasil? Responder a essa pergunta é importante porque toda criança brasileira que completa quatro anos até 30 de março do ano corrente tem direito a uma vaga na escola pública de Educação Infantil mais próxima de sua residência.

Esta publicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, realizada com apoio da Undime e da Unicef, apresenta dados que caracterizam as crianças que frequentam e não frequentam a pré-escola nos municípios brasileiros. Os resultados evidenciam as desigualdades sociais no país: as crianças em situação de vulnerabilidade têm maiores riscos de não frequentar a pré-escola. 

O estudo demonstra ainda a urgência de ações articuladas por diversos atores da sociedade para que todas as crianças brasileiras tenham o direito à educação garantido. Assim, este material pretende ser, além de um diagnóstico, também um chamado para a ação de toda a sociedade, com especial ênfase para os gestores.




Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado