1. Home
  2. Biblioteca
  3. Educação infantil de qualidade impacta as próximas gerações, aponta mais recente pesquisa de Heckma

Educação infantil de qualidade impacta as próximas gerações, aponta mais recente pesquisa de Heckman

Publicado em 14/05/2019

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material

O Perry Preschool Project é uma iniciativa icônica, de mais de 50 anos de idade. Trata-se de um estudo que envolveu 123 crianças dos Estados Unidos nos anos 1960 e as dividiu aleatoriamente em dois grupos: metade frequentou uma pré-escola de alta qualidade, enquanto a outra metade não teve acesso a educação infantil. Essas crianças são acompanhadas até hoje para verificar os efeitos a longo prazo da intervenção.

Disponível em inglês, a pesquisa abaixo - uma das mais novas sobre o projeto -, realizada pelo Nobel de Economia James Heckman em parceria com seu colega na Universidade de Chicago, Ganesh Karapakula, mostra que os filhos dos participantes que receberam boa educação apresentam níveis de escolaridade, emprego e saúde maiores, além de menos envolvimento em atividades criminosas.

Os resultados, portanto, demonstram que o investimento  em programas de qualidade na primeira infância é uma ferramenta eficaz para quebrar o ciclo da pobreza - e devem servir de subsídio para os formuladores de políticas públicas.

 

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material

Conteúdo Relacionado