1. Home
  2. Biblioteca
  3. Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI 2019)

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI 2019)

Publicado em 11/08/2022

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) é um levantamento conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que busca averiguar com profundidade a alimentação e a nutrição de crianças menores de 5 anos no Brasil.

Entre fevereiro de 2019 e março de 2020, os pesquisadores avaliaram o estado nutricional de 14,5 mil crianças, em 123 municípios de todo o país, por meio de 4 indicadores. Entre as conclusões, a de que apenas 39% das crianças comeram na frequência recomendada para sua faixa etária e 89% delas haviam consumido alimentos ultra processados na véspera da pesquisa.

Cabe destacar que a coleta de dados foi feita antes da pandemia. Com a escalada da crise econômica e o agravamento de desigualdades sociais nos últimos anos, é provável que os indicadores sejam ainda mais graves. Para melhorar a alimentação das crianças brasileiras, a família é muito importante, mas não pode ser a única responsável. É preciso que políticas públicas nacionais promovam o acesso a alimentos saudáveis a preços acessíveis e diminuam a exposição dos pequenos aos alimentos ultra processados.




Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado