1. Home
  2. Biblioteca
  3. Trabalho Infantil: Guia Para a Cobertura Jornalística – 2021

Trabalho Infantil: Guia Para a Cobertura Jornalística – 2021

Publicado em 09/12/2022

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNA–D-C), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes brasileiros, com idades entre 5 e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil em 2019. 

No Brasil, permanece arraigado, em uma parcela significativa da população, o entendimento equivocado de que o trabalho infantil pode ser benéfico, e contribuindo, por exemplo, para evitar o uso de drogas ou o cometimento de atos infracionais. Para desconstruir mitos como esse, mostrar a face cruel e desigual do trabalho infantil, é preciso envolver gestores(as) públicos(as), a sociedade civil organizada e a imprensa. 

Com o intuito de contribuir colaborar com o trabalho dos(as) profissionais de imprensa, a ANDI (então Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram este guia para jornalistas a fim de informar e inspirar profissionais das de redações de todo o País a contribuir, de forma mais efetiva e sistemática, com a promoção do debate sobre o combate ao trabalho infantil junto à sociedade e ao poder público. 




Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado