O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Aprendizagem na Educação Infantil e Pandemia: um estudo em Sobral/CE

Ficha Técnica

Data de publicação

19/05/2022

Tempo de Leitura

00:09

Aprendizagem na Educação Infantil e Pandemia: um estudo em Sobral/CE

  • Educação infantil
A pandemia da Covid-19 teve impactos negativos para o aprendizado e o bem-estar das crianças? Para responder a essa pergunta, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) – UFRJ, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, realizaram um estudo com crianças da rede pública da Educação Infantil na cidade cearense de Sobral. A pesquisa apresenta resultados inéditos sobre o impacto da interrupção das atividades presenciais no início da escolarização obrigatória, ocorrida na rede pública de ensino brasileira nos anos de 2020 e 2021. Dados apurados em 2019, pelos pesquisadores da UFRJ e pela Fundação, permitiram realizar um estudo comparativo, com grande rigor metodológico e confiabilidade. Essa investigação permitiu a comparação entre os grupos de crianças que vivenciaram o atendimento presencial (contexto de normalidade antes da pandemia) com grupos que vivenciaram atividades remotas. Os resultados mostram que a interrupção das atividades presenciais nas escolas e o isolamento social por conta da pandemia impactaram negativamente a aprendizagem das crianças e fizeram aumentar as desigualdades educacionais ao longo de 2020 e 2021.