O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Inclusão e educação – Relatório de Monitoramento Global da Educação – 2020

Ficha Técnica

Autor

UNESCO

Data de publicação

07/09/2021

Inclusão e educação - Relatório de Monitoramento Global da Educação - 2020

  • Desigualdades e violências
  • Educação infantil
Pouco mais da metade (52%) das crianças em idade pré-escolar (1 a 4 anos) está matriculada no sistema de ensino. E, mesmo antes da atual pandemia, um em cada cinco adolescentes, jovens e crianças estava totalmente excluído da educação. Situação que tende a se agravar com a chegada da Covid-19, visto que cerca de 40% dos países de renda baixa e média-baixa não tomaram medidas para proteger estudantes em risco de exclusão com o fechamento das escolas.

Esses são alguns dos dados do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020, que analisa os mecanismos sociais, econômicos e culturais que discriminam crianças, jovens e adultos em situação de desvantagem, e os excluem da educação ou os mantêm marginalizados.
Por isso, a recomendação central do relatório, para todos os atores da educação, é a de ampliar seu entendimento sobre a educação inclusiva para incluir todos os estudantes, independentemente de sua identidade, de sua origem ou de suas habilidades. Essa orientação vem em um momento oportuno, enquanto o mundo procura reconstruir sistemas educacionais mais inclusivos.

*Publicado originalmente pela Unesco