1. Home
  2. Biblioteca
  3. Jogos e brincadeiras das culturas populares na primeira infância

Jogos e brincadeiras das culturas populares na primeira infância

Publicado em 28/05/2019

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material
O brincar não apenas é fundamental para o desenvolvimento da criança em todas as suas perspectivas, como linguagem e motricidade, mas também é um retrato do patrimônio histórico e cultural do país. É por meio das brincadeiras que as crianças têm contato com as tradições de seus antepassados e outras percepções, oferecidas em forma de cantigas, cirandas, artes, jogos e artesanatos.

Desde a mais tenra idade, o momento da diversão é também de conhecimento do mundo dos adultos, exploração do ambiente e de seu papel nele. Nesse contexto, as brincadeiras são ferramentas de estímulo ao desenvolvimento sensorial e social das crianças.

Em 2019, o Ministério da Cidadania lançou essa cartilha com um conteúdo de brincadeiras populares brasileiras, elaborada com o auxílio de entidades da sociedade civil, profissionais de saúde, escolas públicas de norte a sul e grupos étnicos.

Dividido por faixa etária, do nascimento aos 6 anos, o documento ensina também atividades simples, que podem ser feitas já nos primeiros meses de vida para estimular o bebê.

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material

Conteúdo Relacionado