1. Home
  2. Biblioteca
  3. Manual sobre os benefícios do contato com a natureza na infância

Manual sobre os benefícios do contato com a natureza na infância

Publicado em 28/05/2019

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material
Ter contato com a natureza é um direito infantil, seja para brincar e conviver ou imbuir desde cedo o respeito e o apreço pelo meio ambiente. Só que, com as mudanças do estilo de vida, cada vez mais urbano, com problemas de segurança pública e falta de tempo disponível, as crianças estão ficando menos tempo ao ar livre e mais dentro de casa.

Mudar essa realidade não é apenas, claro, uma questão de comportamento dos pais. Áreas verdes como praças, parques e jardins estão cada vez mais escassas. Só em São Paulo, por exemplo, são 2,6m² de área verde por habitante. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é de 12m².

A falta de contato com a natureza é ainda mais alarmante quando se trata da infância e dos benefícios que as crianças perdem reclusas em casa ou sem acesso a espaços públicos de qualidade. De olho nisso, a Sociedade Brasileira de Pediatria apresenta esse manual de orientação elaborado em 2019 com o auxílio do Instituto Alana.

O texto ressalta os impactos positivos do ar livre no desenvolvimento infantil e apresenta orientações para famílias, pediatras e educadores sobre como estreitar a relação entre criança e natureza.

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material

Conteúdo Relacionado