O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil

Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil

  • Educação infantil
  • Políticas públicas
Desenvolvido pela Escola de Educadores, com a autoria da especialista em Educação, Dra. Beatriz Ferraz, por iniciativa do Movimento Pela Base e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Undime, este documento tem o objetivo de apoiar professores e gestores no planejamento e execução de práticas pedagógicas alinhadas aos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e à BNCC. A publicação foca em dois parâmetros: Currículos, interações e práticas pedagógicas; e Espaços materiais e mobiliários dos Parâmetros Nacionais de Qualidade. Essas duas áreas foram escolhidas uma vez que as evidências indicam que a qualidade das interações é o fator de maior impacto nas aprendizagens das crianças a curto prazo. Mas para que sejam efetivas, essas interações precisam vir acompanhadas de um currículo intencional adequado à faixa etária, de práticas pedagógicas centradas nas crianças, relações de qualidade, além de materiais, brinquedos, livros, objetos e infraestrutura como geradores de oportunidades. A partir desses parâmetros, o material apresenta relatos de práticas pedagógicas para cada princípio, ilustrando como eles podem ser efetivados no cotidiano de creches e pré-escolas.