1. Home
  2. Biblioteca
  3. Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil

Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil

Publicado em 22/07/2020

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Desenvolvido pela Escola de Educadores, com a autoria da especialista em Educação, Dra. Beatriz Ferraz, por iniciativa do Movimento Pela Base e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Undime, o documento Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil – Apoiando contextos de interações, brincadeiras e linguagens promotores das aprendizagens e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos tem o objetivo de apoiar professores e gestores no planejamento e execução de práticas pedagógicas alinhadas aos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e à BNCC. 

A publicação foca nos parâmetros 4) Currículos, interações e práticas pedagógicas e 7) Espaços materiais e mobiliários dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Essas duas áreas foram escolhidas uma vez que as evidências indicam que a qualidade das interações é o fator de maior impacto nas aprendizagens das crianças a curto prazo e implica ter: um currículo intencional adequado à faixa etária, práticas pedagógicas centradas nas crianças, relações de qualidade, além de materiais, brinquedos, livros, objetos e infraestrutura como geradores de oportunidades.

A partir desses parâmetros, o material apresenta relatos de práticas pedagógicas para cada princípio, ilustrando como eles podem ser efetivados no cotidiano de creches e pré-escolas. 

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado