1. Home
  2. Biblioteca
  3. Primeira infância é um período desafiador para os pais

Primeira infância é um período desafiador para os pais

Publicado em 19/03/2019

Nos seis primeiros anos de vida, a criança passa por eventos chamados pelos especialistas de touchpoints. Tratam-se de situações previsíveis, também chamadas de "crises do desenvolvimento", nas quais o comportamento do bebê parece regredir, mas na verdade é uma mudança natural, permitindo que novas habilidades surjam. Esses momentos desorganizam a rotina do bebê e, consequentemente, dos pais e cuidadores. 

Só que, apesar de conhecidas dos médicos e cientistas, poucos pais têm acesso a orientações adequadas sobre as crises de desenvolvimento, o que pode levar ao estresse, à culpa e até mesmo deprimir os cuidadores da criança. O psiquiatra Joshua Sparrow, professor da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, fala à TV Senado sobre esses touchpoints e como lidar com os principais deles.

No vídeo, o especialista destaca o papel dos pais na educação, discorre sobre o respeito às diferenças culturais na parentalidade e dá dicas para construir um ambiente que colabore com o pleno desenvolvimento dos filhos.

Conteúdo Relacionado