1. Home
  2. Biblioteca
  3. Primeiríssima infância – Interações: comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos

Primeiríssima infância – Interações: comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos

Publicado em 02/12/2020

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Na sociologia, o conceito de interação social refere-se às ações recíprocas entre dois ou mais indivíduos durante as quais existe compartilhamento de informações. A interação social influencia as ações e provoca diferentes respostas de comportamento nos indivíduos envolvidos. Isso se dá como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.

As interações sociais podem ter caráter pontual, de curta duração, ou podem ter maior permanência, como as que ocorrem entre os adultos responsáveis e as crianças que estão sob sua atenção. Quando elas envolvem uma sequência de interações e trocas entre as mesmas pessoas ao longo do tempo, são classificadas como relações sociais. Tais relações se transformam em conexões especiais para a criança pequena: vínculos que intervêm no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança – físico, psicológico, intelectual e social – e que, por isso mesmo, precisam ser positivos.

Este livro reúne os principais resultados da pesquisa Primeiríssima Infância – Interações: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos e os apresenta junto das reflexões de um conjunto de especialistas: Daniel Becker, médico pediatra, palestrante e escritor; Flávia Ávila, economista; Juliana Prates Santana, psicóloga; e Tânia Savaget, comunicadora, consultora e facilitadora de diálogos. A convite da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, esses profissionais participaram de três debates on-line realizados em agosto de 2020, quando tiveram a oportunidade de comentar em profundidade o estudo.

Os debates foram mediados por Ana Carolina Vidal Guedes, gerente de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, enquanto a exposição dos achados da pesquisa ficou a cargo da também especialista Ana Lucia Lima. Em função de sua experiência em investigações sobre primeira infância, Ana Lucia foi chamada pela Fundação para fazer uma releitura dos dados levantados pela consultoria Kantar segundo recortes de interesse específico.

Os debatedores analisaram criticamente os resultados apresentados, discutiram informações entre si, retrucaram ideias e responderam a perguntas. O produto dos debates on-line foi registrado pela jornalista Sandra Mara Costa, que o transformou nesta publicação. Confira!

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado