1. Home
  2. Biblioteca
  3. Os primeiros anos: o bem-estar infantil e o papel das políticas públicas

Os primeiros anos: o bem-estar infantil e o papel das políticas públicas

Publicado em 01/01/2016

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material
Apesar do aumento de recursos para a primeira infância anunciado por diversos países da América Latina e do Caribe, os dados indicam que a região ainda deixa a desejar nesse quesito. Para se ter ideia, o investimento dos governos locais com a criança entre 0 e 5 e anos é três vezes menor do que o feito entre 6 e 11 anos.

Além disso, este aporte tende a se concentrar de maneira desproporcional na infraestrutura física, deixando de lado a capacitação do capital humano que atende as crianças pequenas. Equilibrar esse orçamento é uma prioridade, pois durante os primeiros anos de vida a criança passa por um período único de desenvolvimento cerebral, que será a base para sua vida adulta.

Este livro, publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destaca o papel do poder público no bem-estar infantil, esclarecendo que essa não é uma responsabilidade exclusiva dos pais. O material traz dados robustos sobre a importância do investimento na primeira infância e ensina como ele deve ser feito.

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir, compartilhar ou publicar.

Download do material

Conteúdo Relacionado