]
  1. Home
  2. Biblioteca
  3. Retorno às atividades presenciais na educação infantil - Vol. 2 - Acolhimento e práticas pedagógicas

Retorno às atividades presenciais na educação infantil - Volume 2 - Acolhimento e práticas pedagógicas

Publicado em 13/08/2021

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material
Passados três semestres com a maior parte das escolas fechadas em decorrência da pandemia de Covid-19, o Brasil contabiliza os inúmeros prejuízos em diversas esferas: econômica, social, cultural e, sobretudo, educacional.

Após tanto tempo com as escolas fechadas, o cenário da educação brasileira é “extremamente grave”, como definiu, no início de julho, o Conselho Nacional de Educação (CNE). Por isso, com base em estudos que indicam “significativo aumento das desigualdades e da evasão escolar, além de elevados retrocessos no processo de aprendizagem e aumento do estresse socioemocional dos estudantes e respectivas famílias”, a orientação do CNE é de que a volta às atividades presenciais em todo o país seja prioritária.

Para além dos cuidados sanitários, esse retorno precisa levar em consideração outros fatores como a adoção de novas práticas pedagógicas, acolhimento às crianças e às famílias, bem como a atenção à saúde mental dos professores e demais profissionais das escolas, que precisaram se reinventar e foram intensamente demandados durante o período de atividades remotas ou híbridas. Contribuir com gestores públicos e educacionais em relação a esses três aspectos é o objetivo desta publicação.

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado