1. Home
  2. Biblioteca
  3. Situação da paternidade no mundo - 2019

Situação da paternidade no mundo - 2019

Publicado em 05/06/2019

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material
O Promundo lançou em 2019 a terceira edição do seu relatório “State of the World’s Fathers” (Situação da Paternidade no Mundo, em português). O documento traz informações sobre o contexto da paternidade em mais de 40 países e defende a igualdade completa entre homens e mulheres no trabalho remunerado e não remunerado – especialmente na criação de filhos e afazeres domésticos.

As discussões nesse campo avançam, mas seus resultados ainda são discretos, como mostra o documento. Por exemplo, a diferença de tempo gasto com trabalho não remunerado entre homens e mulheres caiu apenas sete minutos nos últimos 15 anos. E menos da metade dos países do mundo oferece licença-paternidade – a maioria, quando o faz, não estende o benefício para além de algumas semanas.

Ainda disponível apenas em inglês, o relatório traz, também, achados que mostram a percepção dos próprios homens sobre a paternidade. Como o fato de que eles acreditam ser menos competentes no cuidar do que suas parceiras, apesar de se acharem mais competentes do que elas no geral, e outros fatores comportamentais que podem interferir na participação paterna.

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado