O que você está procurando?

Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto
Libras Acessível em libras
Leitor de site
teste_biblioteca_mobile-2

O que você está procurando?

  • Biblioteca
  • Intersecção entre racismo estrutural, determinantes sociais e desigualdades nos serviços de saúde

Ficha Técnica

Data de publicação

07/09/2021

Intersecção entre racismo estrutural, determinantes sociais e desigualdades nos serviços de saúde

  • Desigualdades e violências
  • Saúde e cuidados

Diversos estudos mostram como a situação socioeconômica das crianças está relacionada à qualidade do acesso aos serviços de saúde. Só que ela, sozinha, não responde por toda a disparidade encontrada no mundo. Neste sentido, novos trabalhos mostram outros determinantes sociais da saúde com implicações importantes no desenvolvimento infantil: o viés de raça implícito do profissional.

O artigo Intersection of Bias, Structural Racism, and Social Determinants With Health Care Inequities ("Intersecção do preconceito, racismo estrutural e determinantes sociais com desigualdades na assistência à saúde", em português), publicado no periódico Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria, por Tiffani Johnson, pediatra na Universidade da Califórnia em Davis, chama a atenção para essa intersecção.

Entre os dados destacados está o de que crianças negras saudáveis estão em maior risco de complicações pós-operatórias. Por outro lado, elas recebem menos analgésicos na recuperação de um procedimento. Mudar esse cenário exige um combate mais firme ao racismo estrutural e uma mudança de comportamento da própria classe médica, aponta Johnson. O texto está disponível em inglês.

*Conteúdo publicado originalmente no jornal Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria