1. Home
  2. Biblioteca
  3. Inclusão e educação: todos, sem exceção - Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020

Inclusão e educação: todos, sem exceção - Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020

Publicado em 27/04/2021

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material
Pouco mais da metade (52%) das crianças em idade pré-escolar (1 a 4 anos) está matriculada no sistema de ensino. E, mesmo antes da atual pandemia, um em cada cinco adolescentes, jovens e crianças estava totalmente excluído da educação. Situação que tende a se agravar com a chegada da Covid-19, visto que cerca de 40% dos países de renda baixa e média-baixa não tomaram medidas para proteger estudantes em risco de exclusão com o fechamento das escolas.

Esses são alguns dos dados do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020, que analisa os mecanismos sociais, econômicos e culturais que discriminam crianças, jovens e adultos em situação de desvantagem, e os excluem da educação ou os mantêm marginalizados.

Por isso, a recomendação central do relatório, para todos os atores da educação, é a de ampliar seu entendimento sobre a educação inclusiva para incluir todos os estudantes, independentemente de sua identidade, de sua origem ou de suas habilidades. Essa orientação vem em um momento oportuno, enquanto o mundo procura reconstruir sistemas educacionais mais inclusivos.



*Publicado originalmente pela Unesco

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado