1. Home
  2. Biblioteca
  3. Parentalidade: práticas de visitadores adaptadas à pandemia

Parentalidade: Práticas de visitadores adaptadas à pandemia

Publicado em 23/08/2021

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material
A iniciativa do Prêmio Parentalidade: Boas Práticas de Visitadores na Pandemia nasceu da possibilidade de reconhecer, dar visibilidade e inspirar gestores e equipes que trabalham diretamente com a população, próximas às famílias mais vulneráveis do nosso país.

No contexto da pandemia provocada pela Covid-19, as dificuldades se intensificaram e muitos programas de visitas domiciliares precisaram ser adaptados e até mesmo temporariamente suspensos. Enquanto isso, profissionais visitadores criaram estratégias e adaptaram soluções seguras para dar continuidade ao seu trabalho de apoio às famílias. Essas adaptações foram fundamentais para que os programas de visitação domiciliar pudessem seguir em frente, apesar da pandemia.

Diante deste cenário, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Fundação Bernard van Leer uniram-se para realizar o Prêmio Parentalidade: Boas Práticas de Visitadores na Pandemia, com o objetivo de fomentar a continuidade e o aprimoramento dessas práticas profissionais no acompanhamento das famílias e formar um banco de boas práticas, amplificando o alcance das soluções encontradas.

Assim, a presente publicação visa registrar, reconhecer e disseminar essas práticas adaptadas como parte de um ecossistema de impacto positivo no desenvolvimento infantil. Na premiação, 100 práticas foram selecionadas e você confere no documento abaixo - sendo dez destaques no item “Práticas Inspiradoras” e as outras 90 práticas premiadas agrupadas em categorias na seção “O que as visitas na pandemia nos contaram”.

Esse material também está disponível na versão em inglês: Parenting: Home visitor practices adapted to the pandemic

Este material está disponível gratuitamente para você ler ou fazer o download para imprimir ou compartilhar.

Download do material

Conteúdo Relacionado