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Fundação abre inscrições para curso gratuito sobre primeira infância, jornalismo e eleições

Promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com apoio da Abraji, Ajor e Jeduca, curso online é voltado a jornalistas de todo o Brasil

Published on 8/16/2022 5:00,
by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal




A consciência sobre a importância dos primeiros seis anos de vida de uma criança mobiliza a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal a realizar, nos dias 14,15, 21 e 22 de setembro, o 2º Curso Primeira Infância Primeiro – Jornalismo & Eleições, com o apoio institucional da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Ajor – Associação de Jornalismo Digital; e Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação.

Gratuito e online, o curso é voltado a jornalistas de todo o País e tem o objetivo de provocar discussões sobre a importância de políticas públicas para a primeira infância e estimular o debate sobre as eleições 2022 no Brasil.

Durante quatro noites, palestrantes especialistas em diferentes campos do conhecimento debaterão temas como primeira infância, desenvolvimento e educação infantil, insegurança alimentar e vulnerabilidade socioeconômica.

Nomes como Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População na Universidade de Harvard (HSPH), Naercio Menezes Filho, professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper; e Maria Beatriz Linhares, professora associada de Neurociências e Ciências do Comportamento na Faculdade de Medicina da USP estão entre os confirmados.

“Nós entendemos que uma imprensa sensível ao tema da primeira infância é um motor para as transformações sociais que o Brasil precisa”, defende Mariana Montoro, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Fundação. “Neste sentido”, completa, “nossa intenção com o curso é colaborar com informações e uma programação que ampliem a qualidade e a cobertura de temáticas que envolvam as crianças pequenas”.

Além dos especialistas, o curso terá a participação de profissionais da imprensa que conduzirão debates com os palestrantes. Para os interessados, o curso oferecerá certificado para quem cumprir 75% da carga horária.

Programação

Serão 12 diferentes mesas nos quatro dias de evento, com espaço para apresentação de especialistas, debate com jornalistas e participação do público.

As mesas abordarão os desafios impostos pela Covid-19 na atenção à primeira infância e o cenário que os novos gestores encontrarão em 2023; novos estudos sobre as desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil; colaboração entre governo federal, estados e municípios na oferta e implementação de políticas públicas.

Temas muito presentes no debate eleitoral também serão discutidos, como os impactos para o desenvolvimento infantil da insegurança alimentar; transferência de renda e os papeis da mulher nas famílias; os programas de visitação domiciliar e os efeitos da violência na criança.


Serviço:

  • Dias: 14,15, 21 e 22 de setembro de 2022
  • Horário: das 20h às 22h
  • Local: Online
  • Inscrições: Inscrição no Webinar - Zoom até 10 de setembro


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


[14.09 – AULA 1 – A primeira infância como princípio de tudo]

Abertura
: Mariana Montoro, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

1ª parte – A primeira infância e seu impacto social – desafios pós-Covid-19
•    Marcia Castro, Chefe do Departamento de Saúde Global e População na Faculdade de Saúde Pública de Harvard e Marcia Machado, Professora Associada do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Cientista Chefe FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento).

2ª parte – Debate os principais desafios da próxima gestão
•    Debatedores: Marcia Castro e Marcia Machado

3ª parte – Plataforma Primeira Infância Primeiro – O que é e como funciona?
•    Marcos Silveira, Cofundador e Diretor Executivo do Datapedia


[15.09 – AULA 2 – Desafios da Educação Infantil e o debate eleitoral]

1ª parte – Creche para quem quer ou precisa, pré-escola para todos – as desigualdades no acesso

•    Marcos Wink, Professor do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
•    Beatriz Abuchaim, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

2ª parte – Qualidade na Educação Infantil e as desigualdades no recorte nacional
•    Ana Cipriano, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

3ª parte – Debate: como tratar da educação infantil na cobertura das eleições estaduais – o regime de colaboração
•    Beatriz Abuchaim e Ana Cipriano


[21.09 – AULA 3 – A vulnerabilidade na primeira infância como agravante das desigualdades]

1ª parte – O aumento da fome e da insegurança alimentar e os impactos no desenvolvimento infantil
•    Sonia Venancio, Pesquisadora do Instituto de Saúde/Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

2ª parte – Transferência de renda e o papel da mulher nas famílias vulneráveis
•    Naercio Menezes, Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, professor associado da FEA-USP e diretor do CPAPI (centro brasileiro de pesquisa aplicada à primeira infância)

3ª parte – Debate sobre os impactos da pobreza no desenvolvimento infantil
•    Debatedores: Sonia Venancio e Naercio Menezes


[22.09 – AULA 4 – O lugar da criança nas eleições]

1ª parte – As interações entre crianças e cuidadores
•    Juliana Prates, Professora de Psicologia do Desenvolvimento da Criança, Universidade Federal da Bahia

2ª parte – Os programas de parentalidade e os impactos no desenvolvimento infantil e na prevenção de violência
•    Maria Beatriz Linhares, Professora Associada Sênior do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da USP de Ribeirão Preto e membro do comitê científico do Núcleo Ciência Pela Infância
•    Elisa Altafim, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

3ª parte – Debate: os desafios dos programas de apoio à família – da implementação à continuidade 
•    Debatedores: Juliana Prates e Maria Beatriz Linhares