]
  1. Home
  2. News
  3. FMCSV e PNUD promovem série de eventos com governos estaduais de todas as regiões do País

FMCSV e PNUD promovem série de eventos com governos estaduais de todas as regiões do País

Encontros regionais vão sensibilizar gestores públicos para a priorização de políticas para crianças de zero a seis anos

Published on 5/18/2023 8:00,
by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal



A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento humano. Os investimentos nessa fase da vida trazem ganhos econômicos, sociais e de saúde de longo prazo. Para que isso aconteça, no entanto, é necessária uma abordagem multidisciplinar focada na promoção do desenvolvimento integral das crianças pequenas.

Para disseminar conhecimentos sobre o assunto e mobilizar gestores estaduais de todas as regiões do país em torno do tema, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizam a série de encontros “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”.

Os eventos regionais vão reunir governadores/as, secretários/as e equipes dos governos estaduais, representantes da sociedade civil e jornalistas para promover o diálogo sobre a importância da colaboração entre estados e municípios no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância.

“A primeira infância é a mãe de todas as políticas públicas porque os investimentos nessa fase da vida são transversais e têm o poder de minimizar a carga que as demais políticas públicas carregam”, defende Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Se o gestor estadual se compromete com essa fase da vida no seu mandato, ele vai apoiar os municípios, que são quem executam a maioria dessas políticas, e vai influenciar o Governo Federal, detentor do maior volume orçamentário”, justifica.

Evidências científicas mostram que os investimentos nessa fase da vida diminuem a criminalidade, trazem melhores resultados na educação, potencializam a produção de riqueza, entre outros benefícios. “Olhar para as crianças pequenas é muito mais eficiente do que criar programas compensatórios no futuro”, completa a CEO.

No dia 23 de maio, gestores públicos de diversos estados do Nordeste se reúnem em Recife (PE) para debater as políticas públicas direcionadas às crianças na região. Já o encontro com autoridades do Sul e Sudeste acontece em São Paulo, dia 25 de maio. Por fim, em 1° de junho, Belém (PA) sedia o evento, com participação de representantes das regiões Norte e Centro-Oeste.

  • Os eventos ocorrerão das 9h às 18h, com horário de almoço e coquetel de encerramento, com transmissão online nos canais da Fundação e do PNUD no YouTube.

Nomes como Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas; Naercio Menezes Filho, professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper; Elisa Altafim, psicóloga e professora no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto; e Carolina Velho, consultora para educação infantil do Unicef Brasil, estão entre os confirmados.

Durante os encontros, será lançado o estudo “Governança Colaborativa para a Primeira Infância - Proposta para governos estaduais”, produzido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O  documento oferece aos gestores públicos estaduais um conjunto de recomendações para o impulsionamento das políticas de primeira infância, que dependem da articulação e cooperação entre setores do governo e entes federativos.

Segundo a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o objetivo desses eventos é sensibilizar as lideranças estaduais para que, atentos à sua importância no Pacto Federativo, dialoguem com os municípios e incluam projetos para a primeira infância nos Planos Plurianuais (PPA) e demais instrumentos orçamentários.

Os eventos serão divididos em painéis temáticos que discutirão assuntos como educação infantil, parentalidade, transferência de renda e o próprio regime de colaboração no Pacto Federativo. Além dos governadores de cada estado, estão sendo convidados os secretários estaduais das pastas de Assistência Social, Educação e Saúde, entre outros.

Alinhado com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa quer inspirar a construção de projetos de médio e longo prazos para a promoção do desenvolvimento na primeira infância e auxiliar a construção de estratégias colaborativas entre setores e entes federados.

“Atenção e intervenções dirigidos às crianças são investimentos indispensáveis para alcançar o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Essa iniciativa conjunta com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal oferece a oportunidade de olhar para a primeira infância como tema prioritário, buscando trazer aquelas crianças em situação de vulnerabilidade para assegurar a promessa da Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás”, observou a representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta

A série de eventos “Primeira Infância Primeiro” terá ainda um evento voltado para o governo federal, no dia 20 de junho, com gestores de áreas como assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos, além de representantes da sociedade civil, que se reunirão em Brasília (DF) para debater o tema.

AGENDA

Nordeste

Dia: 23 de maio, das 9h às 18h

Link para transmissão: https://youtube.com/live/ii2BQXiRKDA Nor

Sul/Sudeste

Dia: 25 de maio das 9h às 18h

Link para transmissão: https://youtube.com/live/6Qw_XVlqPQU

Norte e Centro-Oeste 

Dia:1° de junho , das 9h às 18h

Link para transmissão: https://youtube.com/live/C6BX0BZjXTw