Creche para quem quer ou precisa: pré-escola para todos. Com qualidade sempre. Essa é nossa meta de impacto para 2030. Para atingi-la, buscamos pesquisas para ampliar e enriquecer o debate acerca dos desafios da educação infantil em nosso país. Além disso, apoiamos iniciativas que apresentem novos modelos e indiquem melhorias para todos os aspectos que envolvem esses espaços educativos.
Estudos comprovam que uma educação infantil de qualidade pode ter um grande impacto no desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, e influenciar positivamente sua vida - no hoje e também no amanhã.
O que uma creche precisa ter para ser considerada de qualidade? Continuamente mapeamos o que o meio acadêmico, as lideranças governamentais e a sociedade civil entendem por creche de qualidade.
Movimentamos uma série de pesquisadores que nos ajudam a entender esse cenário e a construir um conjunto de indicadores que possam ser avaliados. E, a partir disso, também levantamos opções de instrumentos para medir a qualidade dessas instituições.
Assim, traçamos caminhos. Caminhos mais seguros para se construir uma educação infantil brasileira melhor e mais igualitária, que promova o real desenvolvimento da criança e de toda a sociedade.
Conhecer exemplos de políticas e práticas em educação infantil ao redor do mundo para ampliar e enriquecer o debate acerca dos desafios que temos pela frente no Brasil.
Analisamos iniciativas distintas em países tão diferentes como Argentina, Colômbia, Peru, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Suécia, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
Surge então uma cuidadosa seleção de informações no que diz respeito à oferta, à infraestrutura e aos processos pedagógicos. E a ideia de organizar essas boas práticas em uma publicação é divulgar sínteses dessas práticas para especialistas e lideranças que atuam na educação de crianças pequenas. Uma fonte para servir de embasamento e inspiração.
A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa um avanço importante para a equidade e qualidade da educação brasileira. Nós participamos ativamente dessa conquista e agora, em campo, estamos ajudando a garantir que diretrizes desse documento sejam colocadas em prática da melhor maneira.
Para isso, contamos com pesquisadores em cinco estados, um de cada região, para acompanhar a implementação da BNCC em todo o país. Durante a pesquisa, usaremos os achados para dar subsídios para esse mesmo processo em outros estados e municípios.
Também concluímos um levantamento sobre currículo para a educação infantil em oito países - Chile, Escócia, França, Nova Zelândia, Canadá (Ontário), Portugal, Suécia e Singapura. Uma pesquisa que, compartilhada, contribuiu para a revisão da segunda versão do texto sobre educação infantil para a BNCC.
De nada adianta o saber teórico e os modelos internacionais se não sabemos o que valoriza a sociedade. É por isso que gostamos de ouvir e entender a demanda das famílias brasileiras com filhos pequenos sobre um assunto que lhes impacta diretamente.
“Primeiríssima Infância: Creches” foi uma pesquisa que surgiu exatamente após um desses exercícios de escuta. Elaborado em parceria com o Ibope Inteligência, o estudo mapeia as necessidades e os interesses das famílias brasileiras em relação ao atendimento educacional para crianças de 0 a 3 anos. Foram ouvidos 991 responsáveis, em diferentes contextos brasileiros. Além disso, a publicação traz a visão de um time de especialistas convidados a refletir sobre os achados mais importantes.
Nosso objetivo com todo esse material é subsidiar gestores públicos para que possam elaborar políticas mais eficientes na área da educação infantil.
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