]


  1. Home
  2. Notícias
  3. Importância do brincar na primeira infância


Brincar para aprender

Não há dúvidas sobre os benefícios das brincadeiras durante a primeira infância. Platão já dizia que "nossas crianças, desde os primeiros anos, devem participar de todas as formas válidas de brincar, pois se elas não estiverem cercadas dessa atmosfera, nunca poderão crescer para se tornarem cidadãs exemplares e virtuosas". Muitas vezes há, no entanto, a percepção de que, para que a criança pequena desenvolva suas habilidades por meio do brincar, são necessários muitos artifícios, brinquedos elaborados e tecnológicos, ou mesmo enchê-la de estímulos, não deixando espaço para que ela explore o mundo à sua volta e dê asas à imaginação em seu universo de faz de conta.

Segundo Daniel Siegel, da Universidade da Califórnia, brincar é essencial para o desenvolvimento intelectual, emocional e social. “Sentar as crianças à frente de telas não é brincar. Competir numa equipe também não é o que nós queremos dizer com brincar. Brincar é uma interação espontânea e autêntica, livre de julgamentos. Há muitos estudos que mostram que se não brincarmos podemos ter menos competências emocionais e sociais, bem como criativas”, afirma.

O neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro, completa: “Os mamíferos inteligentes aprendem brincando. Quando o tigre ou o leão filhote está brincando com seu irmãozinho, por exemplo, ele está, na verdade, treinando para fazer caçadas perigosas no futuro. O mesmo acontece com o ser humano”, diz. Em outras palavras: deixar uma criança livre para brincar sozinha, do jeito que ela quiser e com o que quiser, sem interferir, e de modo não dirigido, não é perda de tempo. É ganho de saúde*. 
 

*Com conteúdo do Caderno Globo Primeira Infância






Mais conteúdo na biblioteca



 



Nenê do Zap

Se você já acompanha o Nenê nas redes sociais ou pelo bot do WhatsApp, já deve saber que o personagem é um grande incentivador das interações entre pais (ou cuidadores) e as crianças - seja por meio da conversa, da contação de história ou das brincadeiras! Aqui, fizemos uma seleção de algumas atividades sugeridas pelo Nenê: tem ideias do que fazer durante a pandemia, brincadeiras sensoriais e inclusivas, além de opções de artes para os pequenos soltarem a imaginação. Confira:



 

Todos os materiais do Nenê do Zap (em imagem, áudio ou vídeo) estão disponíveis para download. Eles podem ser usados por pais, mães, educadores, cuidadores e todos aqueles que se relacionam com bebês e crianças de até seis anos. No site tem muito mais sobre brincadeiras, saúde, segurança e outros temas.

Acesse


Importância do brincar

Jack Shonkoff, diretor do Center on the Developing Child, na Universidade de Harvard, afirma que a brincadeira é o maior veículo de aprendizado - e não é para menos! É no brincar que a criança aprende e se desenvolve. Nesta pílula do documentário O Começo da Vida, especialistas destacam que é na brincadeira que a criança tem a oportunidade de descobrir quem ela é, seus desejos e assim, desde pequena, começa a ser mais autônoma e autoconfiante. Assista:


Mais vídeos





Crianças segurando balões de aniversário


Guia de brincadeiras para famílias com crianças do nascimento aos 6 anos

Em parceria com o Itaú Social, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e com produção do site TempoJunto, a Fundação elaborou um guia que reúne brincadeiras que as famílias podem fazer em casa durante a pandemia, diante do fechamento das escolas e da nova rotina imposta às crianças e seus cuidadores. Alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as sugestões de atividades estão divididas por faixa etária. O especial conta, ainda, com um manual voltado para os gestores da Educação e com dicas para os pais de habilidades que eles podem desenvolver com as crianças.

Acesse
Semana Municipal do Brincar de São Paulo


Capital paulista realiza série de eventos on-line sobre o direito às brincadeiras

De 24 a 28 de maio, a prefeitura de São Paulo realiza a Semana Municipal do Brincar, com o intuito de dar visibilidade para a primeira infância e mobilizar diferentes atores da sociedade sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças. Oficinas, contação de histórias e rodas de conversas fazem parte da programação, que é aberta, gratuita e será transmitida pelo YouTube. Os debates são voltadas a todos que convivem com crianças - e querem fortalecer seu papel social de cuidadores - ou se interessam pela cultura do brincar.

Veja a programação completa