1. Home
  2. A Fundação

Quem Somos

Nossa razão de existir é desenvolver a criança para desenvolver a sociedade. Para tanto, elegemos quatro prioridades: mobilizar as lideranças públicas, sociais e privadas; sensibilizar a sociedade; fortalecer as funções dos pais e dos adultos responsáveis pelas crianças e melhorar a qualidade da educação infantil no nosso país.  

Acreditamos no poder de conectar pessoas e suas diferentes sabedorias. Para isso, contamos com parceiros capazes de ampliar a rede de ideias e projetos tanto quanto pudermos. Queremos ser perenes, deixar legados, transformar realidades e levar as nossas ideias para mais longe.  

Nosso objetivo é que juntos – pais, cuidadores, lideranças públicas, sociais e privadas, imprensa, pesquisadores e empreendedores – sejamos capazes de fazer com que a causa da primeira infância seja priorizada como ela precisa ser. Não amanhã, mas agora.
 

Nossa História


São mais de 50 anos de história. Um livro marcado por reflexões e renovações. As primeiras linhas dessa trajetória estavam ligadas à hematologia. Mas então veio um capítulo priorizando a escuta das novas demandas da sociedade. As necessidades haviam mudado, e ajustamos nosso foco. Desde 2007, abraçamos então a causa da primeira infância.  

E nossa razão de existir passa a ser esse período tão importante, esse início de vida que vai do nascimento aos 6 anos. Sempre baseadas no conhecimento científico, novas páginas foram escritas. Nasceram muitos projetos que se transformaram em ações de impacto concretas, como o Marco Legal da Primeira Infância - uma lei que impulsiona a criação de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças pequenas.  
  

Brotaram também parcerias que renderam simpósios internacionais, estudos com resultados comprovado, projetos com impactos reais e escaláveis, capacitação de lideranças e de membros da mídia, filmes que alcançaram novas audiências, programas que viraram política pública. 

Seguimos em busca de novas maneiras para valorizar, cada vez mais, a narrativa dos nossos protagonistas: as crianças pequenas. Queremos continuar espalhando a ideia de que semear o pleno desenvolvimento nessa fase é colher por toda a vida.

Conselhos & Comitês

 

Conselho de Curadores

Dario Ferreira Guarita Neto (presidente)
Fabio Barbosa
Fernando Rossetti Ferreira
Luis Vidigal Andrade Gonçalves
Maria Augusta de Bueno Vidigal Lerro
Maria Luiza Pacheco Fernandes De Bueno Vidigal Cepera
Ricardo Henriques
 

Conselho Fiscal

Adriana Katalan (presidente)
Paulo Sergio Miron
Roberto Munhoz Miranda
 

Comitê de Investimentos

André Reginato (presidente)
Eduardo Vidigal Andrade Gonçalves
Helio Nogueira da Cruz
Luis Vidigal Andrade Gonçalves
Maria Luiza Pacheco Fernandes De Bueno Vidigal Cepera
 

Comitê de Comunicação

Alexandre Grynberg
Luiz Lara
Tania Savaget
Teresa Guarita Grynberg (presidente)

Equipe

Relatório de Atividades

Nos fortalecemos, aprendemos e crescemos. Assim foi 2017 para nós. Um ano em que nosso ideal, "Desenvolver a criança para desenvolver a sociedade", foi visto em diversas ações. Trouxemos o Prêmio Nobel de Economia de 2000 James Heckman ao Brasil e ajudamos a destacar o tema da primeira infância em um evento em São Paulo com o ex-presidente dos EUA Barack Obama. Em época de “fake news”, também realizamos parcerias com organizações internacionais para capacitar a imprensa brasileira.

Acompanhe esses e outros resultados no nosso Relatório de Atividades de 2017.  

Quer conhecer os avanços de cada fase da fundação por meio dos Relatórios de Atividades de anos anteriores: 
 
Relatório Anual 2016
Relatório Anual 2015
Relatório Anual 2014
Relatório Anual 2013
Relatório Anual 2012

Transparência

Desde o início das atividades, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal é auditada por empresa externa e independente. Durante todo esse período, os relatórios anuais foram aprovados pelos auditores sem ressalvas. As demonstrações contábeis, os relatórios e as respectivas notas explicativas estão disponíveis para consulta. 
  
A excelência da governança por aqui proporciona clareza interna e visa a uma constante e progressiva melhoria da gestão operacional, que se traduz em resultados tangíveis. Em 2017, negociamos R$ 10,4 milhões de coinvestimento em nossos projetos, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Celebramos também 21 novas parcerias.