1. Home
  2. A Fundação

Quem Somos

Nossa razão de existir é desenvolver a criança para desenvolver a sociedade. Para tanto, elegemos quatro prioridades: mobilizar as lideranças públicas, sociais e privadas; sensibilizar a sociedade; fortalecer as funções dos pais e dos adultos responsáveis pelas crianças e melhorar a qualidade da educação infantil no nosso país.  

Acreditamos no poder de conectar pessoas e suas diferentes sabedorias. Para isso, contamos com parceiros capazes de ampliar a rede de ideias e projetos tanto quanto pudermos. Queremos ser perenes, deixar legados, transformar realidades e levar as nossas ideias para mais longe.  

Nosso objetivo é que juntos – pais, cuidadores, lideranças públicas, sociais e privadas, imprensa, pesquisadores e empreendedores – sejamos capazes de fazer com que a causa da primeira infância seja priorizada como ela precisa ser. Não amanhã, mas agora.
 






Nossa História

São mais de 50 anos de história. Um livro marcado por reflexões e renovações. As primeiras linhas dessa trajetória estavam ligadas a uma homenagem: a motivação do banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e de sua esposa, Maria Cecilia Souto Vidigal, que criaram a Fundação em memória da filha, Maria Cecilia, que morreu aos 13 anos, vítima de leucemia. Incentivar a pesquisa no campo da hematologia moveu a Fundação até 2001. Tudo começou com um laboratório em parceria com a Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e, por quase 40 anos, atuamos no fomento de pesquisas, tradução e disseminação de conhecimentos nesta área.

Então veio um novo capítulo dessa história, priorizando a escuta das novas demandas da sociedade. As necessidades haviam mudado e ajustamos o nosso foco. Desde 2007, abraçamos a causa da primeira infância. E nosso propósito passou a ser esse período tão importante, esse início de vida que vai do nascimento aos 6 anos. Sempre baseadas no conhecimento científico, novas páginas foram escritas. Nasceram muitos projetos que se transformaram em ações de impacto concretas, como o Marco Legal da Primeira Infância - uma lei que impulsiona a criação de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças pequenas.

Brotaram também parcerias que renderam simpósios internacionais, estudos com resultados comprovados, projetos com impactos reais e escaláveis, capacitação de lideranças e de membros da mídia, filmes que alcançaram novas audiências, programas que viraram política pública. 

Seguimos em busca de novas maneiras para valorizar, cada vez mais, a narrativa dos nossos protagonistas: as crianças pequenas. Queremos continuar espalhando a ideia de que semear o pleno desenvolvimento nessa fase é colher por toda a vida.



Linha do tempo




Conselhos & Comitês


Conselho de Curadores




Conselho Fiscal




Comitê de Investimentos




Comitê de Comunicação



Equipe


Relatório de Atividades

Transformar de forma positiva e sistêmica o cenário da primeira infância no Brasil é um desafio inspirador, pelo qual atuamos desde 2007, e que também guiou o nosso trabalho em 2018. Foi um ano de encerrar ciclos, iniciar novos e avançar em projetos de alto impacto, além de fomentar novas práticas para fortalecer as crianças e suas famílias. Todas essas iniciativas você confere no nosso Relatório Anual 2018.

Conheça os avanços de cada fase da Fundação por meio dos Relatórios de Atividades dos anos anteriores: 

Relatório Anual 2017  
Relatório Anual 2016
Relatório Anual 2015
Relatório Anual 2014
Relatório Anual 2013
Relatório Anual 2012

Transparência

Desde o início das atividades, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal é auditada por empresa externa e independente. Durante todo esse período, os relatórios anuais foram aprovados pelos auditores sem ressalvas. As demonstrações contábeis, os relatórios e as respectivas notas explicativas estão disponíveis para consulta. 

A excelência da nossa governança proporciona clareza interna e visa a uma constante e progressiva melhoria da gestão operacional, que se traduz em resultados tangíveis. Em 2018, negociamos R$ 9,5 milhões de coinvestimento em nossos projetos e avançamos na nossa missão de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.

Relatório de Auditoria 2017

Acordos de Cooperação Técnica

Código de ética