]

  1. Home
  2. Guia de atividades e brincadeiras para famílias com crianças de 0 a 6 anos

Atividades para incentivar o desenvolvimento de bebês e crianças

O fechamento de escolas, o distanciamento físico, uma nova rotina dos adultos e das crianças dentro de casa: a pandemia da COVID-19, mais conhecida como coronavírus, transformou a vida familiar no mundo todo e não foi diferente no Brasil.  

Sabemos que todas essas mudanças se apresentaram como um grande desafio, principalmente para as famílias com crianças pequenas. Por essa razão, reunimos atividades que poderão ser realizadas com os pais ou cuidadores, ou mesmo brincadeiras que as crianças possam fazer sozinhas.  

Sabia que você tem em casa o que é mais importante para o desenvolvimento das crianças na primeira infância (do nascimento aos 6 anos de idade)? Vamos te contar o quê: 



Então, nosso primeiro recado é calma. Você não é e nem precisa ser o professor dentro de casa e nem tentar ocupar ou substituir o lugar da creche e da pré-escola.   

O segundo recado é que promover a brincadeira, dar afeto, interagir e se comunicar com o bebê ou a criança é o que de melhor você pode fazer por eles neste momento para continuar incentivando o desenvolvimento em casa. O que mais eles precisam é de você junto deles neste momento.  

E nosso terceiro e mais importante recado: parabéns pelo que você tem feito até agora. De novo, sabemos o quanto esta situação é difícil e traz muita insegurança e desafios. Você já está fazendo o melhor para as crianças que estão com você e com este Guia poderá fazer ainda mais. 



Como funciona este guia

 
  1. As atividades estão divididas por idade e uma para cada dia da semana. Você pode seguir nosso calendário durante o mês todo e, se necessário, repeti-lo do início. As crianças nesta idade gostam muito de repetir brincadeiras!

  2. Separamos também outras atividades, que você poderá substituir no calendário ou aproveitar aos finais de semana. Deste jeito, você poderá montar o seu próprio calendário, conforme for melhor para a sua família.

  3. Sugerimos dicas de lugares onde você pode encontrar livros incríveis para contar histórias para bebês e crianças; músicas que vão deixar o dia de vocês ainda mais alegre; contação de histórias para assistirem juntos e outras atividades para se divertirem.

Não se preocupe se o bebê ou a criança aí na sua casa não quiser ou não conseguir brincar com as atividades indicadas. As crianças se desenvolvem em seu próprio tempo e pode ser que, no dia seguinte ou na semana seguinte, a brincadeira se torne interessante. Também fique à vontade para experimentar brincadeiras do calendário de outra faixa etária.

Aproveitem esse momento para ficarem juntos. Brincar também faz bem aos adultos. Acredite!

Antes de começarmos, a gente queria deixar mais 5 dicas importantes:  



Atividades e brincadeiras para bebês de 0 a 18 meses








Atividades e brincadeiras para crianças bem pequenas - de 17 meses a 3 anos e 11 meses









Atividades e brincadeiras para crianças pequenas - de 4 anos a 5 anos e 11 meses







Para gestores de Educação

Elaboramos um manual sobre este guia de brincadeiras, voltado aos gestores de Educação. O material traz orientações sobre as atividades divididas por faixa etária - e selecionadas de forma que houvesse um equilíbrio entre os cinco Campos de Experiências, propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil.

Faça o download


Para famílias

Produzido com sugestões de atividades que pais e cuidadores podem fazer em casa durante a pandemia, este guia de brincadeiras também está disponível em versão para impressão.

Faça o download 



Realização

 
            Itaú Social

 

Produção



 

Apoio