Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 

 Itens da mesma coleção

 

Fundamentos da Família como Promotora do Desenvolvimento Infantil - Parentalidade em Foco

​Falar sobre família é um desafio por si só. Voltar os olhares para entender a família no processo de desenvolvimento infantil é a ousadia necessária. Assim sendo,  a FMCSV recorreu à utilização do conceito de parentalidade, uma adaptação do termo parenting, da língua inglesa. Embora ele não exista formalmente na língua portuguesa, o termo tem sido aplicado em tradução livre com frequência no idioma. 

Ao evidenciar os ativos das famílias – fortalezas, capacidades, recursos –, e abordar assuntos que reforcem as práticas e os estilos parentais positivos, os profissionais contribuem para o fortalecimento dos cuidadores em tarefas como cuidar, proteger, estimular e interagir com seus filhos pequenos, o que impactar diretamente do desenvolvimento infantil.

Os conteúdos apresentados nesta publicação não têm, de forma alguma, a pretensão de esgotar o tema relacionado à temática da parentalidade. Ao contrário, trata de uma coletânea de artigos que permitem a reflexão multidisciplinar sobre a família como promotora do desenvolvimento infantil, com olhar focado nas interações entre profissionais, famílias e crianças pequenas. Espera-se que a interlocução das distintas áreas do conhecimento, envolvidas na produção deste livro, favoreça e amplie as possibilidades de atuação dos profissionais e das famílias para a promoção do desenvolvimento de crianças na primeira infância.
​​​​​​​​
Ficha Técnica
​Formato da Publicação: PDF
Número de páginas: 130
Autor: FMCSV
Data: 06/10/2015