]
  1. Home
  2. Notícias
  3. 3ª edição do programa da Columbia University para jornalistas com projetos sobre primeira infância

3ª edição do programa da Columbia University para jornalistas com projetos sobre primeira infância

Com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, “Early Childhood Reporting Fellowship” investirá US$ 1,500 em projetos de jornalistas brasileiros sobre desenvolvimento infantil e temas correlatos; inscrições vão até 20 de março

Publicado em 27/02/2023 08:00,
por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

A desigualdade social aumentou nos últimos três anos com a pandemia de Covid-19. O problema afeta a saúde, a educação, a segurança alimentar e o bem-estar social e emocional de crianças, famílias e comunidades inteiras. É uma força motriz para a migração e está intimamente ligada a gênero, pobreza, injustiça e perspectivas de vida. As crianças e seus cuidadores estão no epicentro desta crise, mas raramente são o foco principal da cobertura da mídia

Para mudar essa realidade e ampliar o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento da primeira infância e o seu impacto ao longo de toda a vida, o Dart Center for Journalism and Trauma, da Columbia Journalism School em Nova York, lança a terceira edição do “Early Childhood Reporting Fellowship”.

Apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard van Leer Foundation, e The Two Lilies Fund, o programa é voltado para jornalistas brasileiros e vai discutir as formas como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento das crianças, numa época em que seus cérebros são mais maleáveis: a primeira infância.

Os interessados devem inscrever propostas que explorem as circunstâncias que afetam o desenvolvimento na primeira infância, com foco nas políticas e situações que levam a experiências adversas, bem como possíveis soluções. Serão selecionados projetos relacionados ao crescimento das crianças de zero a seis anos e o bem-estar dos seus cuidadores. As inscrições serão aceitas até o dia 20 de março e podem ser realizadas neste link. Já o curso terá duração de seis meses, com início em maio e término em novembro de 2023.

No total, 15 jornalistas serão selecionados e cada um receberá US$ 1.500 para desenvolver o projeto inscrito. Durante a fellowship, os bolsistas terão uma mentora experiente para acompanhar o trabalho e deverão participar de webinars mensais com especialistas de diferentes países nas áreas de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.

Os candidatos podem propor reportagens únicas, séries, narrativas longas ou matérias investigativas, em formato impresso, online ou de transmissão (vídeo ou áudio). Tanto freelancers quanto jornalistas contratados podem se inscrever.

Para mais informações, acesse a página do Dart Center neste link.