]
  1. Home
  2. Notícias
  3. Primeira infância e jornalismo: imprensa sensível ao tema incentiva o desenvolvimento social

Primeira infância e jornalismo: imprensa sensível ao tema incentiva o desenvolvimento social

Há mais de dez anos, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) apoia e capacita jornalistas para fortalecer a cobertura da primeira infância pela imprensa

Publicado em 06/02/2024 20:00,
por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

 

Por meio de programas de formação de comunicadores e fomento de veículos e associações de classe, a Fundação atua para a construção de um ambiente jornalístico que reconheça a primeira infância como tema prioritário e transversal a diversas áreas, como economia, orçamento, educação, saúde, cultura, meio ambiente e políticas públicas. Uma imprensa sensível à causa pauta o debate público, ativando a sociedade para pressionar por políticas públicas, e pode influenciar gestores na implementação de políticas e iniciativas que atendam crianças pequenas e suas famílias. 

Como parte dessa estratégia, em janeiro deste ano, foi lançada a "Bolsa de reportagem, mentoria e jornalismo de soluções: a primeira infância como pauta prioritária, em parceria com a com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor). A iniciativa é destinada a veículos de mídia independente na produção de reportagens e vídeos sobre o tema. As inscrições ficam abertas até 23 de fevereiro. 
 
Na mesma semana, também foi anunciado o grupo vencedor da bolsa de jornalismo em primeira infância e antirracismo, uma parceria com o Nós, Mulheres da Periferia, Alma Preta e Marco Zero. A proposta vencedora irá abordar o racismo ambiental e como isso afeta o direito ao brincar de crianças negras e periféricas, e será realizada pelas pernambucanas Eduarda Nunes, da Agência Retruco, Martihene Oliveira, do Sargento Perifa, e Ana Roberta, da Casa da Mulher do Nordeste e Rede Pajeú de Agroecologia. Elas participaram da formação “O papel do jornalismo periférico e antirracista na proteção das crianças negras", que aconteceu no fim do ano passado com mais de 40 jornalistas do Nordeste, e agora terão mentoria e incentivo financeiro para a produção de uma série de reportagens e um podcast. 
 
No início de março, a Fundação irá realizar a formação global com 25 jornalistas do mundo todo no Dart Center for Journalism and Trauma, uma parceria com a Columbia University. No mesmo período, também será lançado o edital da versão brasileira do curso, que irá acontecer em agosto, no Mês da Primeira Infância, na Columbia Rio de Janeiro

Até hoje, mais de 550 comunicadores e jornalistas se formaram nos 20 cursos oferecidos pela Fundação e por parceiros. Nessa trajetória, também foram apoiados 12 veículos independentes e entidades de classe a fim de fomentar e fortalecer o ecossistema.