]
  1. Home
  2. Notícias
  3. Territórios do Cuidado: como transformar a relação de uma comunidade com suas crianças

Territórios do Cuidado: como transformar a relação de uma comunidade com suas crianças

Campanha “Território do Cuidado” é iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a ONG ‌Gerando Falcões e Purpose Brasil

Publicado em 29/01/2024 19:00,
por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal



A campanha “Territórios do Cuidado”, idealizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, aumentou em 43% a atenção dada Favela dos Sonhos, em São Paulo, com as crianças atendidas pela ONG Gerando Falcões. Realizada em 2023 em parceria com ONG ‌Gerando Falcões e ‌Purpose Brasil, a iniciativa teve como objetivo informar a comunidade e inspirar novos comportamentos sobre cuidados básicos, interações, conversas, brincadeiras e educação infantil. 

As ações realizadas consistiram em treinamentos de lideranças comunitárias sobre a primeira infância e uma campanha que distribuiu informações por diferentes meios: das rádios comunitárias aos muros do território, do WhatsApp ao porta–a-porta. Além disso, foram realizados encontros, oficinas e rodas de apoio.   

Uma pesquisa de opinião realizada após as intervenções mostrou que as ações na Favela dos Sonhos foram positivas.  

  • 50% das pessoas afirmaram ter observado uma mudança na forma como a favela se relaciona com as crianças já nas semanas seguintes a intervenção. 

  • 21,62% dos entrevistados disseram que as famílias pareciam mais unidas.  

  • 42,43% das pessoas relataram aumento de atenção da favela em relação aos pequenos. 

“Criança é ‘responsa’ de todo mundo. Conscientizar as pessoas da importância dos estímulos positivos é um ganho social a curto médio e longo prazo e o projeto mostra que elas estão dispostas a melhorarem a relação com os pequenos”, explica Sarah Maia, Lider do Projeto pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.   

“Com esse projeto, temos um resultado de referência, que pode ser replicado no resto do Brasil!”, comemora Eduardo Lyra, CEO da Gerando Falcões.  

Para transmitir as mensagens da campanha, a Fundação contou com o Nelson Neto – personagem criado em 2020 pela instituição com intuito de dar suporte às famílias brasileiras no cuidado com as crianças pequenas e informar sobre primeira infância. 

Importância dos estímulos - Considerada uma janela de oportunidades, evidências científicas comprovam que as experiências vividas na primeira infância têm repercussões que podem impactar a vida toda: ao mesmo tempo que interações positivas contribuem para o pleno desenvolvimento infantil, as adversidades são prejudiciais.   

Ou seja: fatores de risco como negligência e violência, falta de acesso a ambientes seguros de convivência podem impactar o desenvolvimento pleno das crianças. 

“As interações sociais influenciam diretamente o comportamento das crianças pequenas e impactam nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança: físico e cognitivo. Por isso é tão importante uma comunidade ativa e ciente da importância de uma infância bem vivida”, finaliza Sarah. 

Vale ressaltar que ações do projeto Territórios do Cuidado, como grupos de escuta com cuidadores e oficinas de brincadeira continuam acontecendo no território com as lideranças da ONG Decolar.  

“Engajar as lideranças locais e envolvê-las no planejamento de estratégias foi fundamental para criar táticas de mobilização eficazes e com potencial de replicação” reforça Gabriel Gomes, Diretor da Purpose no Brasil.