Parceria Universidade de Nebraska e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Sobre a parceria
Após uma oficina realizada em São Paulo, em 2016, a Universidade de Nebraska–Lincoln (UNL) e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lançaram uma parceria global para tratar de desafios críticos para a primeira infância, por meio de uma colaboração em pesquisa interdisciplinar.
A iniciativa estabeleceu dois projetos-piloto de impacto, conduzidos em conjunto nos Estados Unidos e no Brasil, que operam em áreas prioritárias de pesquisa com implicações importantes para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento das crianças — e, em última análise, seu sucesso futuro. O trabalho piloto criou espaço para atividades adicionais de colaboração em pesquisa e inovação.
A parceria internacional permitiu que as equipes obtivessem uma compreensão mais rica das semelhanças e contrastes entre as diferentes configurações geográficas e descobrissem os principais aspectos que não seriam possíveis sem a colaboração intercultural.
PESQUISA
A parceria promove a colaboração em pesquisa para abordar as seguintes áreas prioritárias:
Promoção da aprendizagem na primeira infância
Compreensão da ecologia do desenvolvimento
Avaliação da qualidade do programa
Promoção do desenvolvimento profissional
Criação de uma ferramenta padronizada para identificar atrasos no desenvolvimento
Promoção da parentalidade positiva no cuidado
O uso de substâncias entre adolescentes
Envolvimento das comunidades vulneráveis no desenvolvimento familiar e infantil
IMPACTOS
A parceria permite que pesquisadores compartilhem ideias, perspectivas e experiência para codesenvolver soluções significativas baseadas em evidências que impactam vidas em ambos os países.
A pesquisa visa melhorar a prática na vida real em todo o mundo para beneficiar:
Crianças, jovens e suas famílias
Cuidadores de crianças pequenas
Profissionais da educação e pesquisadores
Profissionais de saúde
Estudantes universitários se preparando para trabalhar na área de educação
O poder da parceria
A parceria Nebraska-Brasil em prol da primeira infância é construída com base em relacionamentos. O trabalho é possível por meio de vários parceiros com os quais a equipe de pesquisa da Universidade de Nebraska-Lincoln desenvolveu relacionamentos mutuamente benéficos, incluindo várias universidades, escolas e agências comunitárias no Brasil interessadas em alcançar objetivos comuns.
Projetos
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a UNL coapoiaram dois projetos piloto de impacto: um focado no apoio às famílias com crianças afetadas pelo vírus Zika; e outro para melhorar o ensino e a aprendizagem de ciências na pré-escola. Embora a primeira fase desses projetos tenha terminado em 2019, os pesquisadores de ambos os países continuam a trabalhar juntos para transformar o trabalho descritivo em prática da vida real.
1. Compreendendo as necessidades dos cuidadores afetados pelo Zika
Na esteira dos surtos de Zika entre 2015-2016 no Brasil, os pais de crianças nascidas com a síndrome congênita causada pelo vírus Zika enfrentaram muitos desafios que os tornaram vulneráveis a impactos adversos na saúde mental. Cuidar de uma criança com necessidades médicas e de desenvolvimento tão significativas, muitas vezes com pouco apoio, pode levar a altos níveis de ansiedade e depressão e interferir na capacidade de oferecer cuidados ideais.
Pesquisadores de Nebraska e do Brasil decidiram compreender as experiências psicológicas de cuidadores afetados pelo Zika, em um esforço para desenvolver um programa de intervenção precoce a fim de melhorar o bem-estar do cuidador e sua capacidade de apoiar a saúde e o desenvolvimento de longo prazo de seus filhos.
Uma maneira poderosa de melhorar o aprendizado das crianças é participar de conversas científicas. No entanto, muitos professores de pré-escola relutam em falar sobre ciências com seus alunos jovens. Pesquisadores de Nebraska e do Brasil lançaram o Preschool Science Talk in Action and Reflection - PreSTAR (Conversas Científicas na Ação e Reflexão Pré-Escolar, em tradução livre), que usa estratégias de desenvolvimento profissional para promover a prática reflexiva no ensino e aprendizagem de ciências.
O estudo teve o objetivo de compreender melhor a aprendizagem e o ensino de ciências na pré-escola e, especificamente, como os profissionais da primeira infância podem refletir intencionalmente sobre suas próprias práticas para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nessa etapa escolar.
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